21 de junho, solstício de verão; uma estação de dias quentes e longos. Eis que (por cá) chegam as férias!
Foi mais um ano de voluntariado de mediação de leitura, sobretudo no Agrupamento Anselmo de Andrade (Almada), privilegiando o 1º ciclo; prossegui a colaboração com o Agrupamento da Caparica (1º ciclo); dei uma saltada à escola do Bairro Social do Alfeite (onde fiz apenas uma sessão com as quatro turmas de 1º ciclo)... Em creches e pré-primária, passei por duas escolas: uma na Caparica e outra em Lisboa; com adultos, continuei num centro de convívio de aposentados, até que o mesmo encerrou.
Nestas instituições, foram realizadas 39 sessões.
Tudo isto foi acontecendo ao mesmo tempo que pretendi desacelerar o ritmo... E mesmo assim, num grande frenesim, durante o 3º período.
Decorridos 10 anos letivos de voluntariado, reconheço que passou a ser mais serena a preparação de cada sessão (sem nada facilitar...) e que me sinto mais segura na respetiva realização. Evoluí na forma de contar com livro. Redescubro a minha identidade ao procurar autores da Lusofonia, viajando pelo mundo fora, especialmente por África. E sinto um imenso prazer pelo que faço, pelo contributo que dou às colegas bibliotecárias e professores titulares, na promoção da leitura dos seus alunos, pelos afetos e satisfação que os nossos meninos demonstram.
Chegar à última sessão e, depois das despedidas e agradecimentos de todos, um aluno de 4º ano deixar-se ficar para último e aproximar-se para dizer "Venho agradecer-lhe pessoalmente estes momentos que nos proporcionou." traduz bem o prazer e a emoção que ele(s) e eu sentimos.
Um dia, terei de pôr fim a esta atividade. Sei.
Talvez não seja já!
Balanço do ano anterior: AQUI!