quinta-feira, 9 de maio de 2019

Voltámos à Feliciano Oleiro...

A biblioteca escolar estava ocupada com provas de aferição, mas continuavam disponíveis as salas de aula… Foi só mudar de espaço.
Ordem habitual: primeiro, o 4ºA.  O Ler a meias mudou de sala, com os livros lidos na mão… Em seguida, o 4ºB.
Fizeram-se precisamente as mesmas leituras. Localizaram-se países, no mapa-múndi de cada sala. Em cada quadro ficou registada a "palavra mágica", UBUNTU: «Eu só sou feliz quando todos somos felizes.» Tudo tal e qual, aparentemente.
E acham que as sessões foram iguais? Não! Nunca é exatamente igual. A maneira como as turmas reagem aos livros, as suas preferências, as suas intervenções mudam tudo.
Por exemplo, de que livros lidos nas sessões anteriores se lembravam eles? (Fiquei encantada com a boa memória!) Houve diferenças entre o 4º A e o 4ºB. De que livro desta sessão gostaram mais? Foram diferentes as votações!...
Que lemos hoje?
- Um conto africano da Namíbia.
- Uma lengalenga escrita por um autor uruguaio, a partir de uma lenda do Brasil (do Ceará).
- Uma brincadeira de um brincador português…
- Um livro da biblioteca escolar (muito apreciado, por sinal): Quero ser escritor.

O Ler a meias... conclui: foi muito bom sentir quanto os meninos apreciam estes momentos de convívio à roda dos livros.
Voltaremos no dia 6 de junho.
A sessão anterior foi dia 21 de março.



Bibliografia:
Álvaro Magalhães/José de Guimarães, O brincador, ASA
Eduardo Galeano/António Santos, História da ressurreição do papagaio, Kalandraka

Inês Castel-Branco/Maria Ella Carrera, A tua canção, Pequena Fragmenta
Rosário Alçada Araújo/Catarina França, O menino escritor, Quid Novi



Sem comentários: