segunda-feira, 3 de junho de 2019

Despedidas, na Feliciano Oleiro...

Em vésperas do Dia Mundial do Ambiente, e já com férias à vista, pensámos no nosso atual modo de vida, a necessitar de mudanças, se quisermos evitar a destruição do planeta. Todos podemos e devemos ajudar!
Alguns meninos até sabiam das recentes manifestações de jovens do mundo inteiro, a exigir medidas dos governos para protegermos a Terra. Apoiado!

Preferem fazer viagens calmas, com piquenique e paragens pelo meio, ou ir diretos e chegar depressa ao destino? Seguir pela estrada nacional ou pela auto-estrada? E o que será melhor?

A ficção científica veio pela voz de Luísa Ducla Soares. No manual de Língua Portuguesa, existe um excerto de Século XXVII, cidade de Alcochete que souberam recontar. Agora, já conhecem o conto integral. (O Homem não aprende?!!!...)

4ºB
No 4º B, houve tempo para mais uma história, fantástica e verídica: a de Malala. A lixeira à porta de casa, as meninas sem poderem estudar..., seria mesmo verdade?
Também aqui, havia quem tivesse ouvido falar de Malala pela televisão. Verdade, verdadinha!

4ºA
Se escasseia o tempo, aproveitam-se os últimos minutos... Deixei-os com vontade de descobrirem o Sabe mais que os teus pais...: ler histórias, aprender palavras escanifobéticas e fazer palavras cruzadas. Um saltinho à Feira do Livro, à Babel... - foi feita a sugestão (ao 4º A).

Sabe mais k os teus pais
As despedidas foram alegres: satisfeitos pelas histórias do dia e gratos pelos nossos momentos de leitura e convívio, ao longo do ano. (Todos nós.)
No 4º B, garantiram-me que, graças ao Ler a meias..., ficaram a gostar mais de livros!
Querem maior satisfação?...

SESSÃO ANTERIOR. AQUI!

Bibliografia: 
Isabel Minhós Martins/Bernardo Carvalho, As duas estradas  N126 vs A1, Planeta Tangerina
Luísa Ducla Soares/Rui Aguiar, Três histórias do futuro, Edições Afrontamento
Malala Yousafzai/Kerascoet, O lápis mágico de Malala, Presença
Sílvia Alves e Paulo Freixinho, Maria del Toro e Eunice Rosado, Sabe mais que os teus pais, Histórias ilustradas e palavras cruzadas, (Livros 1 e 2), Verbo



4 comentários:

Sabe Mais k(que) os teus Pais disse...

Obrigado, Manuela!
:-)

Manuela Caeiro disse...

Obrigada, nós! Nada melhor do que palavras cruzadas para desenvolver vocabulário e aperfeiçoar ortografia, para mais numa brochura assim levezinha, com histórias, dicionário de palavras difíceis e respetivas palavras cruzadas. Feito pelas criancas de forma lúdica, em tom de adivinhas e sem sacrifício: querem melhor? Acho ótimo!

Manuela Caeiro disse...

Leitores, sigam o link do "Sabe mais que os teus pais" (do comentário anterior)! A propósito, Paulo Freixinho, gostaríamos de reunir aqui os atalhos para as diversas páginas de palavras cruzadas, para miúdos e graúdos. Pode ser?... Obrigada!

Paulo Freixinho disse...

Pois então aqui ficam algumas ligações:
https://sabemaiskosteuspais.blogspot.com
https://palavrascruzadas-paulofreixinho.blogspot.com/
http://www.palavrascruzadas.pt/
Amplexos e ósculos!...