segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Guerra, amor e humor...

Regressei à Biblioteca Escolar da EB1/JI nº 3 da Cova  da Piedade (que habitualmente se designa por escola dos Caranguejais, por se situar nessa rua), onde fui Ler a meias a uma turma de 3º ano: falar-lhes de paz e de respeito pelo próximo.
Para mostrar o absurdo da guerra, O soldado João, de Luísa Ducla Soares, é um clássico a não esquecer! Um soldado pacifista que, depois de muito unir os dois exércitos inimigos, regressa medalhado à sua aldeia onde a namorada o espera e a sua vida será feliz, como antes...
Nesta escola, o quadro interativo está sempre pronto a usar e a professora bibliotecária, Margarida Pinho, sempre disponível para colaborar. Por isso, os meninos ainda se puderam rir com Raúl Solnado, ouvindo-o contar a história de A guerra de 1908 e manter uma conversa telefónica com O inimigo. :-)
António Torrado também proporcionou, pelo meio, bons momentos de poesia: Vem o vento (a propósito de liberdade) e Rimas.
O 3º ano percebeu que rimas, neste poema, queria dizer "coisas que combinam bem"... E assim criou as suas próprias rimas:
Guerra rima com armas, morte, destruição, coragem, medo...
Paz rima com amor, amizade, campos cultivados, brincadeiras ao ar livre, segurança, felicidade, liberdade...
Quando saíram para o recreio, iam unidos e felizes: em paz.

Queres ouvir Solnado? Aqui o tens: A guerra de 1908

Bibliografia:
António Torrado, À esquina da rima buzina, Caminho
Luísa Ducla Soares, O soldado João, Civilização

A notícia, no blogue da escola, BiblioAlma...



Sem comentários: