quarta-feira, 3 de abril de 2013

Inaugurar uma biblioteca... evocar Andersen... e ler +, a meias...

A biblioteca escolar da "Escola dos Caranguejais" é novinha em folha...
Foi um prazer "estreá-la", comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (festejado ontem, 2 de abril), evocar Hans Christian Andersen e partilhar várias leituras com duas turmas de 3º ano.
No saco do Ler a Meias, além de contos de Andersen (inseridos em Histórias para crescer), iam vários livros de grandes escritores portugueses para a infância...
Os meninos foram convidados a decidir o que queriam ouvir ler, em sucessivas votações. Iam imaginando o desenlace das histórias; e havia sempre alguém que acertava!!!
Naturalmente, cada turma fez diferentes opções. 
Ora vejam!

3º A

Hans Christian Andersen, O fato novo do imperador;
Matilde Rosa Araújo, As fadas verdes (dois poemas);
António Torrado, Trinta por uma linhaOs ratos das botas; Bolacha Maria.


3º B
Hans Christian Andersen, O rouxinol;
José Jorge Letria, O livro dos dias - O dia do livro infantil;
Luísa Ducla Soares, O ratinho marinheiro;
António Torrado, Trinta por uma linha - Vida de sabonete.


Em ambas as turmas se concluiu com a avaliação:
- Gostei de tudo - afirmaram quase todos.
- Gostei mais da poesia de Matilde... - disse alguém.
- Gostei deste conto... - declararam uns.
- E eu gostei mais daquele... - declararam outros.
- Do que eu gostei mais foi de ti própria!... 
(Que vaidosa eu fiquei!!!)
- Voltas amanhã? - quiseram saber. (Os seus professores também queriam.)
- Volto, sim! Prometo! 
(Mas talvez só para o ano! Compreendem-me?...)


Sem comentários: