sábado, 6 de abril de 2013

Gramática: assim é fácil!...

Parece-te monótona a gramática?...
E se uma canção te ajudar a percebê-la melhor? E vice-versa?...
Pois é, sugiro que leias esta letra.


Concordância

Eu sou um pronome,
um pronome pessoal,
Sou a primeira pessoa 
do sujeito singular.

Ele é um pronome
igualmente pessoal
e quer que eu me junte a ele
numa relação plural.

Mas onde está o meu substantivo?
E que verbos posso ambicionar?
Chamem-me nomes, maus adjetivos
Se é p'ra pior eu não vou mudar.

Mas eu não sou artigo indefinido
nem um coletivo nem um numeral.
Eu tenho nome e p'ra mim exijo
mais concordância gramatical.

Sou um sujeito,
procuro um verbo
e um bom complemento direto.
Quero frases 
afirmativas
e não viver em voz passiva.

Somos sujeitos,
queremos verbos, bons complementos diretos.
Queremos frases
afirmativas
e emoções superlativas.

Deolinda, Mundo pequenino

...
Diz lá: então não percebeste este texto (onde apenas se empregam conceitos gramaticais)?!
Afinal, a gramática é fácil!...



NOTA: um SUJEITO requer um PREDICADO (expresso por um verbo). 
(Trata-se de uma liberdade poética...)

Podes escutar todo o álbum no Youtube.


Sem comentários: