terça-feira, 1 de novembro de 2016

Revendo amigos, na Anselmo de Andrade...

As turmas 5º A e 5º E e a professora Amélia visitaram a biblioteca, para ler a meias...
Foi, sobretudo, um reencontro terno com muitos desses alunos, alguns dos quais acompanho desde o seu 2º ou 3º ano... (Como cresceram!...)
O pretexto foi celebrar outubro, o "Mês da bibliotecas escolares", sob o lema Ler para descodificar o mundo.

Para abordar tal temática, textos informativos e poesia não poderiam faltar. O diário de uma deusa grega, tal como um conto de Sophia e seu neto Pedro Sousa Tavares, vieram bem a propósito.
E as questões levantadas (as conversas são como as cerejas) fizeram-nos saltitar entre dúvidas e curiosidades, discussão sobre temas atuais... Enfim, tempo de convívio, prazer e reflexão, na biblioteca escolar.
Alguém levanta sempre a dúvida: "Este livro existe na biblioteca?"... As professoras bibliotecárias ora respondem "sim" ora "não". Mas surge uma solução perfeita: procurar o livro desejado numa das várias bibliotecas da Rede de Bibliotecas Municipais de Almada. Que boa ideia!
Mediar leitura suscita sempre em alguém a vontade de poder (re)ler livremente algum dos livros de que foram escutados excertos. Os últimos minutos foram destinados a espalhar livros pelas mãos desejosas dos leitores que os folhearam, leram e trocaram entre si.
Assim se cumpre a missão da biblioteca escolar.
E os objetivos do Ler a meias...





 


















Bibliografia:
José António Gomes (Coord.), Conto estrelas em ti, Campo das Letras
Manuel António Pina, O pássaro da cabeça, A regra do jogo
Maria Ana Peixe Dias et al., Lá fora, Guia para descobrir a natureza, Planeta Tangerina
Milton D. Heifetz e Wil Tirion, Um passeio pelos céus, Um guia de estrelas, constelações e lendas, Gradiva
Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro de Sousa Tavares, Os ciganos, Porto Editora
Teresa Buongiorno, Olimpo, Diário de uma deusa adolescente, Terramar
E mais, muito mais..., folheados e lidos pelos meninos.


3 comentários:

Andreia (AR) disse...

Olá! Sou mãe de uma menina que a conhece desde o segundo ano. Ela gosta muito de si! Obrigada pela partilha de leitura!!

Manuela Caeiro disse...

Grata pelo comentário, feliz pela amizade da sua menina, e... nada tem a agradecer, mamã Andreia. Tenho tanto a ganhar como os meninos...; gosto muito, eu também... Um beijinho para a filha.

Manuela Caeiro disse...

Grata pelo comentário, feliz pela amizade da sua menina, e... nada tem a agradecer, mamã Andreia. Tenho tanto a ganhar como os meninos...; gosto muito, eu também... Um beijinho para a filha.