quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ler a meias... com peões, ciclistas e futuros automobilistas...

A sessão foi preparada para alertar peões e ciclistas sobre cuidados a ter para andarem na rua, em segurança. E assim foi! 
Um cartaz ajudou a observar e a tirar conclusões:
- O que dizem os sinais de trânsito?
- Não há semáforos? Então o peão tem prioridade na passadeira. Mas atenção: tens a certeza que o condutor te viu?... 
- Sabias que um automóvel percorre diversos metros desde que o condutor vê um peão, começa a travar e até que o carro pára mesmo? Tal e qual!...
- E também sabias que um ciclista deve fazer sinais quando vai mudar de direção, abrandar, parar...? Não, nem todos sabiam, mas aprenderam!!! (Quem não consegue segurar o volante ao mesmo tempo, treine primeiro numa ciclovia!) 
Como era diferente o trânsito, há 100 anos atrás! E como foi curioso ver a evolução dos automóveis, ao longo desse tempo!
Histórias? Houve turmas que puderam escolher. Em cada sessão se leu uma: Andar por aí, As duas estradas, No dia em que o meu bairro ficou de pantanas...
Poesia? Lemos todos a mesma: De viagem, de José Fanha. E por fim prolongámo-la, "a meias". 
Ora leiam (os versos de José Fanha, a preto; as rimas de uma das turmas, a azul):

O meu pé
pé ante pé
vai daqui
ao Cais Sodré.

Minha mão
tão-balalão
vai daqui
até Mourão.

Meu olhar
a viajar
vai daqui
p’ra lá do mar.
Prolongando a poesia de José Fanha...

Minha barriga
vai cheia
já comi
papas de aveia.

Minha barriga
tão cheia
e engoli
uma sereia.

Minha cabeça
a imaginar
leva-me ao coração
do ar.

Minha cabeça
vai-me levar
aonde eu quero
chegar.

Falta dizer que, numa das turmas, saudámos o novo ano chinês: o Ano da Serpente (que começará no próximo dia 10 de fevereiro). Aprendemos os doze signos chineses e descobrimos quais eram os dos alunos da turma...
Também demos um saltinho ao Brasil; uma colega brasileira, saudando o Carnaval, falou do seu país e do seu estado: S. Paulo.
Em conclusão: foi mais um encontro interessante e instrutivo (como foi dito pelos meninos que tiveram tempo para dar a sua opinião).
Também acho!

Mais?, vê aqui.


5 comentários:

Anónimo disse...

Fantastico trabalho de postagem
Os nossos jovens necessitam de aprender as regras de trasito e mais do que isso , aprender a restar outros.
Bom trabalho
José Tomás

Anónimo disse...

Digo:-respeitar
JT

Manuela Caeiro disse...

O meu objetivo é exatamente abordar temáticas, nomeadamente a cidadania, a par da promoção do livro e da leitura.
Deixar sementes...
Obrigada pelo incentivo!

Anónimo disse...

Aula de transito interessante. Afinal tens queda para todo o tipo
de comunicação!...

Também gostei de ler os versos. Digo-te que os dos alunos não estão nada mal.

Um grande beijo minha linda sobrinha, que ficas tão bem nas fotos. Josefina

Manuela Caeiro disse...

Tia, assim nos "vemos" e ficamos por aqui a conversar...
Eu também gostei dos versos dos meninos. Nas outras turmas também tiveram ideias originais, mas como não registei na hora... :-(
Quanto às fotos, eu escolho-as! :-)