sexta-feira, 15 de abril de 2011

Grande Projeto para Pequeno (Grande) Público

O "Sementes" começou em Almada, há 16 anos, pelas artes do Teatro Extremo... 
Não parou de se recriar, adaptando-se a novos tempos e novas necessidades, firme nos objetivos e persistente na viagem...
Ter uma neta de 18 anos deu-me o privilégio de acompanhar de perto este percurso... e assistir a algumas peças de teatro inesquecíveis!... 
Ser professora, permitiu-me partilhar a experiência...
Sinto-me grata.
Hoje será lançada a próxima edição. Estamos convidados...
Tudo revelado no sítio do Teatro Extremo, aqui.

SEMENTES - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

O "Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público" é uma iniciativa que o Teatro Extremo organiza desde 1996. Realiza-se normalmente de 4 de Maio a 1 de Junho e é composto por uma mostra de trabalhos de qualidade ao nível nacional e internacional no âmbito do teatro e das várias artes performativas, plásticas, visuais entre outras. O Sementes é já uma referência no circuito de eventos culturais dedicados ao Pequeno Público tanto ao nível nacional como internacional.

O Sementes começou por ser uma Mostra de Teatro para o Pequeno Público, com a duração de 9 dias, depois passou a denominar-se "Sementes - Mostra Internacional de Teatro para o Pequeno Público", ainda com 9 dias de duração. A partir da 5ª edição, passa a integrar outras artes e iniciativas, assumindo o nome de: Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, com a duração de um mês.

O Sementes forma, cria, consolida e amplifica entre o jovem público, hábitos de fruição estética, fomentando o gosto pelas artes e principalmente pelo teatro; sensibiliza um público adulto que dificilmente assiste a espectáculos de teatro se não for para acompanhar os seus filhos; incentiva a troca de experiências entre criadores e público, através de vários ateliers artísticos, desta forma reflectindo sobre valores humanistas.

Todos os anos inclui na sua programação, espectáculos de teatro, dança, circo, marionetas, música, contadores de histórias, um ciclo de cinema de animação, exposições de artes plásticas, feira do livro infantil e juvenil, diversos tipos de jogos, ateliers, tertúlias e seminários que reflectem as mais variadas questões sociais relacionadas com as crianças.


 (Retirado do sítio do Teatro Extremo.)

Sem comentários: