sábado, 12 de fevereiro de 2011

Homenageando Maria Alberta Menéres

A Escola dos Caranguejais tinha ontem duas turmas de 2º ano à minha espera, na sua Semana da Leitura. O desafio era homenagear Maria Alberta Menéres. Um convite lançado há meses pelas Professoras Bibliotecárias Margarida Pinho e Sara Cacela.
Deu-me tempo… Reuni sem pressa diversos livros meus da Autora e, recentemente, dispus-me a lê-los e relê-los. 
Deixei-me seduzir pelo Retrato em escadinha: autobiográfico, divertido, com uma história à volta da História da fotografia… Boa ideia! Casualmente, ao folhear a antologia De que são feitos os sonhos, tive a boa surpresa de ver reproduzido o retrato que deu origem à narrativa. Perfeito!











Quem faz hoje anos? sugeriu-me outra ideia: presentear os meninos nascidos em cada mês do ano com uma das quadras relativas ao seu mês, uma difícil seleção da minha autoria… Optei pelas cómicas, pelas poéticas..
Estava traçado o plano, mas não bastava: fiz ainda algumas pesquisas, uma ou outra impressão… Remexi velhos álbuns de fotografias minhas, selecionei o que me pareceu oportuno… Para boa companhia, a minha museológica Kodak Brownie Reflex e o respetivo rolo... Agora sim! Tudo a postos.
As sessões desenrolaram-se tal e qual a planificação (sempre flexível!). E esta resultou, como eu previra. Despertando embora reações diferentes, consoante o grupo, revelaram-se idênticos a concentração e o prazer. 
A 1ª turma riu a bandeiras despregadas, desde o primeiro momento; interveio, opinou descontraidamente… A 2ª turma levou o seu tempo a perder a timidez, a intervir, a rir… E, por fim, estes meninos foram espontâneos  a querer dar desenhos, trabalhinhos em plasticina, cada qual improvisando um miminho, em demonstração de reconhecimento e simpatia…
Tudo graças a Alberta Menéres.
Obrigada a todos, Miúdos e Graúdos dos Caranguejais! Pelo convite, pela receção, pelo carinho…
Parabéns e obrigada, Maria Alberta!


Nota: Esta homenagem a Maria Alberta Menéres foi reproduzida posteriormente em outras cinco sessões, em mais duas escolas do Agrupamento D. António da Costa, igualmente durante as respetivas Semanas da Leitura: EB1 de Almada e EB1/JI da Cova da Piedade . 
Decorreu idêntica homenagem com uma turma da EB1 de Casal de Bolinhos (Agrupamento de Azeitão).

4 comentários:

Margarida Pinho disse...

Obrigada Manuela Caeiro pelos momentos mágicos e divertidos que nos proporcionaste.
Pessoalmente, senti-me menina, no tempo dos retratos a preto e branco dos dias de festa ou das passeatas pelo campo e longe da velocidade das máquinas digitais e do turbilhão dos nossos dias.
O teu entusiasmo e vigor são uma inspiração. Obrigada por tudo.
Margarida

joaquim disse...

É o que se pode chamar um excelente retrato da história à volta da História da fotografia…
Quem fez as fotos, fez uma excelente reportagem fotográfica…
Da professora Manuela Merlin, só se pode esperar momentos de magia!
Parabéns

Miguel Horta disse...

Assim se trabalha!...

Sara Cacela disse...

Este livro foi uma excelente escolha para homenagear a autora e cativar os alunos para a leitura e para o conheciemnto de aspectos de um passado ainda próximo mas totalmente desconhecido para eles. Foi como uma viagem ao passado onde os alunos da EB1 de Almada aprenderam muito e ficaram como que pregados no tempo. Até se fizeram retratos em escadinhas mas com máquina fotgráfica digital.
Todos nós aproveitamos para te agradecer a tua disponibilidade e todo o entusiasmo com que te dedicas a esta missão de cativar os mais novos para a leitura e para a aprendizagem.
Sara Cacela