domingo, 9 de janeiro de 2011

Fala uma nutricionista...: "Pequenas mudanças, grandes efeitos"

Foto sacada da Net 

Mal se foi o Natal e o Ano Novo, teve início a explosão de aniversários de Janeiro... Pessoalmente, estou quase a perder-lhes a conta, numa sucessão de bons almoços, saborosos lanches ou jantares, com todos...
Aqui e ali, há sempre alguém que faz dieta: disfarçada ou assumidamente. Por vezes, são dietas rigidamente traçadas por nutricionistas, a régua e esquadro,  e balança. Assistimos então a uma estóica demonstração da capacidade de a nossa amiga resistir à prova de um petisco, de um copo de vinho, de uns goles de champanhe, de um apreciado doce, em nome das 250g semanais que urge perder, para não falhar um compromisso pessoal... 
Pois nem a propósito: encontrei um artigo recente da nutricionista Paula Veloso que afirma, desassombradamente: Para ter um peso e uma vida mais saudáveis, não são necessários sacrifícios. Sacrifício significa penitência, sofrimento, renúncia... fez mal a alguém? (...) Desfrutar da comida, do prazer de comer mas também da saúde e da "boa" vida são perfeitamente possíveis. Basta seguir pequenas rotinas diárias.
Bem mais aliciante, esta sua prescrição... Apetece segui-la! Tanto mais que promete e permite manter o tal peso, alcançado tão a custo, com a dita dieta!... Eis a sua pródiga "receita":


1. Começar o dia obrigatoriamente com o pequeno-almoço, verdadeiro acelerador do metabolismo, constituído por um alimento do grupo do pão (pão ou cereais pouco refinados), outro do grupo de leite (leite, iogurte ou queijo magros) e uma peça de fruta ou um sumo de fruta (com polpa).

2. Se o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço for superior a 3 horas e meia ou se já sente fome próximo da hora do almoço, faça uma refeição ligeira (leite, iogurte, pão ou bolachas sem gordura e com pouco açúcar; fruta...) que irá controlar o seu nível glicémico e fazer com que não tenha tanta fome ao almoço.

3. Inicie o almoço e o jantar com um bom prato de sopa de legumes (de base fina). Se come em restaurantes, em vez das entradas, e enquanto espera pelo prato do dia, poderá inclusivamente, e antes da sopa, começar pela fruta. Se comer legumes ou salada a acompanhar o prato, peça para temperar no seu prato. Pode temperar com limão ou vinagre, mas não utilize mais do que uma colher de chá de azeite para o fazer. 

4. Evite os fritos, pelo menos durante seis dias na semana. É preferível uma sandes tipo "americana" do que o prato do dia com rissóis ou batatas fritas...

5. Faça um lanche a meio da tarde ou dois, se almoça cedo e janta tarde.

6. Evite refrigerantes e bebidas açucaradas. Se beber vinho faça-o com moderação - dois copos de vinho por dia (de preferência tinto) para os homens e um para as mulheres (desde que não estejam grávidas).

7. Coma, pelo menos, duas peças de fruta por dia, mas não exagere porque a fruta em excesso também engorda.

8. Se se deita tarde, faça uma pequena ceia antes de ir para a cama - um copo de leite e três bolachas Maria, um iogurte e uma peça de fruta, por exemplo.

9. Mexa-se o mais que puder durante o dia, andando a pé, descendo e subindo escadas ou fazendo qualquer actividade física, evitando longos períodos sentado. (...)


O artigo integral encontra-se aqui.
Bom apetite!

1 comentário:

Comboio de Fantasias disse...

Que belos conselhos para um novo ano... beijinhos encantados! Patrícia