quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ler a meias... com humor e ternura...

Encontro com o 4º B na sala; com o 4º A, na biblioteca. (A regra da rotação assim ditou.)
- Um livro pop-up, lembram-se...? - comecei. 
 Lembravam-se. Lemos um, muito belo: Drôle d' oiseau.
Cada turma assim começou e seguiu depois um diferente percurso.
O 4º B, por votação esmagadora, elegeu Não fiz os trabalhos de casa porque... E fizemos uma leitura a meias: um menino fez o papel de professor, repetindo Porque é que não fizeste os trabalhos de casa?..., e lendo o texto dessa personagem.
Sobrava ainda tempo; houve nova votação e escolheram Acho que posso ajudar.
Uma sessão com muitas gargalhadas.
(Com a descoberta de uma menina, admiradora de David Machado, que conhece muitos livros seus.)
E com despedidas ternas: foi bom, valeu a pena passar um ano a Ler a meias...!



O 4º A leu o álbum O meu avô. A proximidade que aquele cantinho da biblioteca propicia facilitou a leitura a meias das ilustrações... E os meninos-super-observadores, bem como a professora Anabela, descobriram pormenores ínfimos!!!
Também nos divertimos com Não fiz os trabalhos de casa porque... Pobre rapaz, ele que tanto os queria fazer!... (E seria bem mais fácil!...)

Com estes meninos, trabalhei dois anos.
- Uma frase que me queiram dizer à despedida! - pedi.
- Muito obrigada - em coro.
- Até amanhã! - arriscou uma menina.
- Os seus livros são tão giros! Porque é que não existem na biblioteca?... 
Palavras e largos sorrisos. tão simples quanto expressivos e ternos.
Obrigada eu, também.

Não se esqueçam:  
Têm à disposição a Biblioteca Municipal!
e... 
Vem aí a Feira do Livro de Lisboa, de 28 de maio a 14 de junho.


Bibliografia:
Catarina Sobral, O meu avô, Orfeu Mini
David Machado/Mafalda Milhões, Acho que posso ajudar, Alfaguara Infantil
Davide Cali/Benjamin Chaud, Não fiz os trabalhos de casa porque..., Orfeu Mini
Philippe Ug, Drôle d' oiseau, Les Grandes Personnes


Sem comentários: