terça-feira, 17 de março de 2015

Ler a meias... na Aldeia do Meco...

Chegou a Semana da Leitura. O tema é Palavras do Mundo. O Ler a meias e Yara/Iara (de Margarida Botelho) foram convidados para percorrer escolas de 1º Ciclo de Sesimbra...
Yara e Iara são duas meninas que vivem em lugares diferentes do mundo: a primeira é uma índia kayapó de uma aldeia situada no coração da Amazónia, no Brasil…; a segunda habita uma cidade portuguesa, talvez Almada, onde nasceu a autora. Os meninos do Meco vivem numa aldeia europeia, bem diferente: as suas casas são baixas e espaçosas, têm quintais e campo à volta…
E assim comparámos três realidades, aparentemente muito diferentes, mas afinal tão parecidas!!! No fundo, somos mesmo iguais! Gostamos de brincar e conviver; preocupamo-nos com a nossa alimentação, vestuário e aparência; temos festas em que cantamos e dançamos; acendemos velas nos momentos especiais… Aprendemos a utilizar os recursos que se encontram à nossa volta para os usarmos no dia-a-dia…, descobrimos como fugir dos perigos que nos rodeiam…  
Foi divertido fazermos, em seguida, o Jogo do Encontro. E abraçarmos alguém que (faz-de-conta) veio de longe e se tornou nosso amigo… Que alegria!
Por fim, uma “adivinha”: como faz Margarida Botelho as suas ilustrações?
- Pinturas? Desenhos em computador? – arriscaram os meninos.
- Não!!! Papelão, arame, cola, fita-cola…, tecidos, agulhas e linhas… Os cenários são construídos, um a um, e fotografados... 
Ah!!! (Surpresa geral!)
Os meninos gostaram muito destas Palavras do Mundo. Nós também! 
Até à próxima, no 3º Período!  
Páscoa feliz!


2 comentários:

BENRS disse...

Manuela, bem hajas por teres trazido o dia-a-dia dos índios Kaiapós para os meninos da Aldeia do Meco.

O projeto de Margarida Botelho é muito interessante e tu conseguiste transmitir a mensagem da interculturalidade, de aceitação de ouros povos e outros modos de vida de uma maneira simpática e muito apelativa. Bem hajas!!

A professora bibliotecária do Agrupamento, Felicidade Matias

Manuela Caeiro disse...

À medida que vamos realizando uma determinada sessão, vamos vendo e ouvindo reações, vamos tendo novas ideias, ganhando confiança... Foi boa toda a experiência acumulada, em torno de Yara/Iara. O plano encaixou perfeitamente no tempo disponível de cada sessão... e tudo resultou bem. Fico feliz. Bem hajas pelo estímulo e simpatia, Felicidade Matias!