segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ler a meias... Escrever a meias...

Margarida Botelho foi recentemente à escola dos Caranguejais fazer stop motion: fotografias tiradas a ações progressivas e sucessivas, as quais, ao serem reproduzidas a alta velocidade, transformam-se em autêntico "cinema".
Os cenários, personagens e objetos deste filme foram construídos anteriormente pelos alunos do 3º A e 3º B, à maneira da Autora de Yara/Iara. E sabem qual é o argumento? Tudo se passa numa cidade (talvez Almada), onde meninas e meninos brincam, andam de bicicleta, cruzam com automóveis, veem quem passa..., sempre com os cinco sentidos bem despertos...
Há de nascer uma história, claro! Isabel Minhós Martins inspirou o Ler a meias... e  já existe um plano de escrita... (Depois contamos!)

Entretanto...
Estivemos hoje a "escrever a meias", melhor dizendo, a dar apoio ao 3º A num trabalho desenvolvido pela professora bibliotecária, Margarida Pinho.
Imaginem viagens dos meninos pelo mundo. Os grupos de amigos decidiram ir aos Estados Unidos, à Rússia, à China, ao Egito, etc, etc... Isso implicou pesquisa de informação e de imagens, consulta de livros, uso de tecnologias e muita escrita!
Uns grupos vão mais adiantados do que outros.
O Ler a meias foi dar uma mãozinha...  ("preciosa" - dizem. Ainda bem!)


Sem comentários: