quarta-feira, 19 de março de 2014

Na Semana da Leitura do Pragal, uma surpresa ao 4º A

A turma 4º A, da professora Conceição, teve uma surpresa ao receber-me. Feitas as apresentações, reinava a curiosidade…
Falando-se de escritores e ilustradores, mostrei-lhes, a propósito, cartazes da Ilustrarte 2014 e ficou dada a sugestão de uma visita (gratuita) ao Museu de Eletricidade – até 13 de abril.
Lemos então O rapaz que gostava de aves (e de muitas outras coisas). Concordámos: Grande Ricardo! E decidimos fazer como ele: cada vez mais empenhados em saber, fazer pesquisas e… preservar o Ambiente.
Terminámos com poemas de O meu primeiro álbum de poesia: Plantar uma floresta, de Luisa Ducla Soares; As pedras, de Maria Alberta Menéres; Mistérios da escrita, de Álvaro Magalhães; e ainda um poema de Cecília Meireles, A língua de nhem.
Comentários sobre as leituras, informações sobre os autores... - uma hora dá para muito! Já que “As pedras falam, pois falam!”, ficou essa proposta de escrita.
- Vai voltar? – era a pergunta ouvida, na hora da despedida… 
Uma turma simpática!


Bibliografia:
Alice Vieira (sel.), O meu primeiro álbum de poesia, Dom Quixote
Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira
Isabel Minhós Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustrações), O rapaz que gostava de aves (e de muitas outras coisas), Planeta Tangerina


2 comentários:

Anónimo disse...

A ler se faz o caminho.
A ouvir ler se caminha.

Abraço.

Manuela Caeiro disse...

Eu, mediadora, estou realmente ali no "meio": a acompanhar a caminhada de aproximação do autor ao leitor, a ajudar os jovens a mergulharem nos textos e a apreenderem sentidos... E a cada uma das minhas leituras, nas diversas sessões, eu própria faço infindáveis descobertas e caminhadas!...