quarta-feira, 19 de março de 2014

Na Semana da Leitura do Pragal, com o 3º A

Começámos numa turma conhecida: o 3º A da professora Anabela Ruivo.
Dei a escolher uma de entre quatro narrativas, falei brevemente do seu tema… e os meninos votaram na Maria Teias, a aranha da família.
Uma aranha como protagonista?! Nem mais!
Não foi por unanimidade, isso não. E porquê? Uns gostam de histórias e filmes de terror, com aranhas à mistura… Outros têm pavor de aranhas peludas, teias pegajosas, evocam sustos e traumas…
Gostaram mesmo da história: um pai que parte, os filhos que ficam, saudades, comunicações por Skype, viagens para lá e para cá, mosquitos africanos e portugueses, uma aranha discreta e protetora… Afinal, passaram a conhecer melhor este bichinho… e a sentir por ele mais simpatia.
Para terminar, da antologia O meu primeiro álbum de poesia, leram-se poemas de Violeta Figueiredo (A aranha) e António Torrado (O ovo da galinha).
As “histórias da minha rua” (que combinámos escrever na nossa 1ª sessão) continuam à espera.
O Luca perguntou-me se eu também iria escrever uma. Prometi!
Despedimo-nos alegremente: “Até para o mês que vem!”


Bibliografia:
Alice Vieira (sel.), O meu primeiro álbum de poesia, Dom Quixote
Francisco Alegre Duarte (texto) e Cláudia Mariz (ilustrações), Maria Teias, a aranha da família, Edições Nelson de Matos, Coleção Biblioteca Infantil


Sem comentários: