segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quando o futebol prodigaliza afetos...


Era dia de futebol.
Ao chegar a casa, deparei-me com festa nas proximidades, em local inusitado... Seguramente, mais de uma dúzia de pessoas sentadas à mesa, vozes alegres, crianças brincando, bandeiras da Lusofonia desfraldadas – Cabo Verde, Brasil e Portugal – lado a lado, unidas.
Torcia-se (sofria-se) por Portugal: quer sendo país natal quer país de acolhimento… Sensibilizou-me! Avistei gente conhecida. Aproximei-me. “Para um brasileiro «quantos mais, mais…»” (Fui bem acolhida.)
Reuniam-se ali várias famílias (parte delas, multiculturais), seus vizinhos e amigos, gente que por cá reside e resiste. Talvez fossem todos migrantes, até mesmo os portugueses! Como eu, inclusive.
Uma grande televisão ligada era o centro das atenções.
Emoção. (Maior entre os que se sentaram na 1ª fila; menos acentuada entre os conversadores da linha intermédia ou ainda entre o grupo das mães, lá atrás.)
Uma única voz discordante apoiava a equipa adversária, com assumida simpatia pela Holanda – e certamente também com desejo de espicaçar o nervosismo alheio, em jogo decisivo…
Cada golo (dos nossos) prodigalizou brados de alegria, palmas. Beijos, abraços, famílias enlaçadas. A vitória fez redobrar carinhos e manifestações de alegria, cada qual sentindo-a muito sua.
Comemoração à mesa. Sabores de aquém e além–mar. Chouriço assado na brasa, salgadinhos, salada; arroz, farinha de mandioca, em receita saborosa; pastéis de nata...
Por fim, arrumação e limpeza, com grande ligeireza e espírito de cooperação. O pátio rapidamente ficou “como novo”.
Era dia de aniversário, domingo, por sinal dia de futebol. 
Duplo pretexto para festejar, animadamente.
Data duplamente memorável.


4 comentários:

Atlantys disse...

O futebol é o ópio do povo diz-se ;)
Se for esse o motivo que nos leva a esquecer agruras e tristezas do dia a dia, seja... ;)

Vitor Gonçalves disse...

Foi um dia inesquecível sem dúvida!
Cheio de Alegria, companheirismo e amizade...
Adorei a foto que postaste de mim e da minha família :D foi o momento do 2-1 para Portugal e esse abraço surgiu espontaneamente... Adorei a foto também ela para mais tarde recordar.

Manuela Caeiro disse...

Olá, Atlantys! Bem lembrado! De acordo..., que seja! :-) E que haja muitos e variadíssimos caminhos que prodigalizem bem-estar e afetos... :-)

Manuela Caeiro disse...

Vítor, bem-vindo! Realmente, são boas recordações! O vosso abraço foi espontâneo e cheio de emoção; a foto captou o momento de forma discreta... Foi perfeita para ilustrar o título! Ainda bem que gostaram de a ver publicada... Que o afeto perdure, com sucessos ou insucessos futebolísticos! :-) Muitas, muitas felicidades!