terça-feira, 24 de abril de 2012

Andar por aí, feliz, a Ler a meias...

As "semanas da leitura" da António da Costa chegam agora ao fim, fechando-se o ciclo na EB1 nº 3 de Almada, onde hoje me aguardavam duas turmas.
Andar por aí, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, foi a 1ª obra a saltar do meu saco, que ia recheado de livros... Aquele menino parecia mesmo real e houve quem se identificasse com ele. "Eu é que vou passear o meu avô!" - disse alguém. "A minha mãe também me diz isso..." E riam-se divertidos. 
Como eram engraçados os mapas (aliás, as plantas) da ilustradora! No fim, seguindo a ilustração, voltámos para trás e os meninos sabiam a história de cor.
Uns poemas de José Fanha terminaram a sessão. Gostaram tanto que me pediram os livros emprestados para os copiar.
Depois do intervalo (e do lanchinho...) foi a vez do reencontro com o 4º ano.
Começámos por falar de sorte
E então li-lhes A sorte grande e as sortes pequeninas, de Maria Isabel de Mendonça Soares. 
Ler mais um livro...! Qual?
Resumi-lhes brevemente três histórias: Século vinte e sete, cidade de Alcochete, de Luísa Ducla Soares, A felicidade não é o que temos, é o que somos, de Luísa Dacosta, e O castelo verde, também de Maria Isabel de Mendonça Soares. A votação foi renhida, mas "por um voto se ganha e por um voto se perde"... Venceu O castelo verde.
- Bem me pareceu que esta história ia ser emocionante - disse, entusiasmado, um dos eleitores...
Despediram-se alegres, com pena de ter tocado para o almoço e já não haver tempo para mais.
- Gostei muito de ouvir as histórias e de a conhecer - disse um menino, novo na turma, à saída. 
Alguns correram para a Feira do Livro...
...Que sorte tenho por poder partilhar livros e leituras com meninos assim!...
- Muito grata, colegas Cristina Campos e Isabel Prata!... Obrigada, Sara Cacela...



Sem comentários: