
Reencontrei-me hoje, finalmente, com os meninos da Escola Conde de Ferreira, que estão agora no 4ºA, para relançarmos o projeto Ler a Meias...
Este ano há novidades: as sessões decorrem na Biblioteca da Escola Feliciano Oleiro que fica mesmo em frente. E então, por que não?, alargou-se esta atividade de mediação de leitura ao 4ºA daquela escola.
Tobias: O que eu passei para chegar aqui! era o livro do dia, de Manuela Bacelar.
Em ambas as turmas, começámos por tentar adivinhar qual o seu tema, a partir do título. Não faltou imaginação! Ainda assim foi preciso ler para se descobrir que se tratava do próprio livro que passou por muito, até chegar à nossa mão!
Além dos desenhos de Manuela Bacelar, os meninos viram ilustrações de Alice Jorge, Maria João Lopes, Teresa Lima... Todas diferentes e muito bonitas!
Capa, contracapa, lombada, guarda, folha de rosto... catalogação...; verso, estrofe, quadra... - foi vocabulário que veio a talho de foice.
A semelhança do trabalho entre as duas turmas ficou-se por aí.
A outra turma, da professora Isaura, divertiu-se com o poema O computador de Luísa Ducla Soares. E ainda ouviu parte de O mundo num segundo, de Isabel Minhós Martins.
A seguir, foi a sua vez de imaginar coisas que aconteciam naquele segundo...
Ilustraram e escreveram a pares, criando uma página. E com todas elas vamos fazer o nosso livro!
Quem acabou primeiro ainda teve tempo para ler!
Gostaram. Querem mais. "Pode ser já amanhã", afirmou um deles. A Mediadora prometeu: "De quinze em quinze dias, cá estaremos de novo." Pois então, até breve!
(A notícia dada pela escola aqui está.)
Sem comentários:
Enviar um comentário