segunda-feira, 22 de março de 2010

Poesia à solta... II

O Centro Cultural de Belém esteve ontem apinhado de gente mobilizada pela comemoração do Dia Mundial da Poesia e pelo vasto programa que aí teve lugar.
O livre acesso e a cerimónia de distribuição de prémios de um concurso de poesia, do Plano Nacional de Leitura, certamente contribuíram para que muitas crianças e suas famílias acorressem ao CCB. 
Entusiasma ver tantos meninos, com os seus pais ou avós, envolverem-se, com manifesto prazer, em actividades como as que aí decorreram, a um domingo, num dia em que chegar a Belém não foi particularmente cómodo: realizara-se a Meia Maratona de Lisboa, encerrou a ponte 25 de Abril, houve condicionamentos de trânsito na Marginal de Lisboa, mudanças de sentido, estacionamentos interditos; até o sol finalmente nos visitou, desafiando-nos para actividades de ar livre... 
Percebe-se que os interesses culturais se multiplicam; quero crer que se abrem perspectivas optimistas para o futuro... 


Ali, em pleno evento, era preciso optar...
Todos sentimos o dilema "É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!" (Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles). 
Eu não fui excepção. E lá fui singrando por entre corredores e decisões, em consensual conflito com os ponteiros do relógio. 
Uns poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, ditos por Luísa Cruz, a 1ª parte do concerto do Buscapólos (poesia infanto-juvenil musicada e cantada), a exposição de Salette Tavares, a Feira do Livro de poesia, a exposição-venda da Editora Eterogemeas; conhecer o Gémeo Luís, ver a sua banca de livros... Ora o meu interesse supremo foram as Oficinas. Brincar, fazer, criar...
Era ver-me tão entusiasmada e feliz quanto uma criança!...


Foto: Criando o meu auto-retrato, unicamente com as letras do meu nome. (Oficina: «Quem é quem?») 



2 comentários:

Francisquinho disse...

Txiiiiiiii tanto M no auto retrato :) E as outras letras??? :) É bom ver-te tão activa e entusiasmada... Como sempre! Muitos beijos!

Comboio de Fantasias disse...

Inspirador... e uma alegria ver-te assim entusiasmada como uma criança, porque afinal ser criança é saber sonhar e sonhar é ter esperança. És um ponto de luz fantástico. Obrigada pelos afectos e pela partilha Manuela. Saudações encantadas!