quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Croniqueta...

Aprender e ensinar...

Li algures um provérbio (árabe, salvo erro) mais ou menos assim: "Quem não quer aprender, deve deixar de ensinar".
De acordo...

"Aprender até morrer"... dizemos nós.
Encontro-me em formação. Três acções, simultaneamente.
É como se eu tivesse 3 disciplinas. Nada comparado com as 9 ou 10, à vontade, que os nossos estudantes têm!
E tenho mais vantagens: não vou lá só porque é obrigatório... ou porque alguém vai receber um subsídio pelo facto de eu lá andar...
Não tenho "falta de bases"... nem necessidades educativas especiais de qualquer género...
E até tive quem me encorajasse! (Bem-haja!)

Apraz-me sentir entusiasmo ao realizar tarefas que me despertam a curiosidade e aguçam a criatividade. Que me exigem esforço, possibilitando-me "ser capaz", isto é, ter sucesso.
Revivo o prazer de aprender.

Vivencio a situação de ser discente.
Avalio, comparo.
Dia a dia, aula a aula, abordam-se temáticas diversas, acumula-se bibliografia.
Há momentos em que a simples organização da papelada na secção certa do dossiê nos confunde!...

Por vezes, o ritmo das aulas parece-nos acelerado, outras vezes, lento...
As matérias são-nos mais ou menos gratas...
Temos os professores que nos despertam mais ou menos empatia... talvez inexplicavelmente...
Os colegas que passam despercebidos e os que se salientam; os que toleramos ou aqueles com quem simpatizamos...

Voa a semana e às vezes não se completou a leitura em casa... ou ficou esquecido um trabalho que já devia estar pronto... Ai os TPCs!...
Paira a inquietação da avaliação, dos trabalhos individuais que se aproximam...

Aquelas turmas são um espelho (ainda assim desfocado) do que vivem os nossos estudantes.
E concluo que ser aluno não é fácil!

Nós, professores, temos que ver o prisma pela outra face, entender atitudes e reacções; inovar soluções.
Isto também é aprender!

E "quem não quer aprender..."

4 comentários:

Gabriela.07 disse...

Achei o teu "Quarto Crescente" um lugar muito simpático para visitar! Dei uma espreitadela geral e ... para quem anda a principiar caminho no "Mundo Blog" estás a ir muito bem! Achei muito interessante a reflexão da tua "Croniqueta"... Os paralelismos entre a sala de aula e o da sala de formação estão o máximo!
Gabriela.07

cecilia disse...

O teu blog espelha a alegria, a vivacidade e o entusiasmo que tens trazido às nossas sessões de formação. É desse espírito positivo, desafiador e ao mesmo tempo contagiante que estamos a precisar... Parabéns!

Unknown disse...

Muito interessante a sua reflexão...sobre um tema que também me diz algo.

Mas...desculpe a minha sinceridade, acho que as suas reflexões podem e devem ir para além do formalismo do universo formativo...em que vive o dia a dia.

Dê liberdade às palavras...deixe vogar os sentimentos...dispa essa roupa formal de Professora... profissional...e descreva a sua alegria de estar viva...de viver...de ser MULHR...admirada, respeitada, querida e considerada.

Brinde-nos com a sua escrita brilhante...de ideias fluidas...

Revele essa luz que consegue imprimir à sua prosa... e nos deixa ávidos de ler mais...

Mostre, sem modéstia, que o seu Quarto Crescente...é bem mais uma...bonita Lua Cheia.

Escreva mais!

altina mar disse...

mana, que querida és!