quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Novo ano, idêntica indefinição...

Foi em março de 2020 que a minha atividade voluntária de mediação de leitura foi suspensa. A pandemia, o fecho das escolas, o cerrar portas dos Centros de Dia, etc, coincidiram com um acontecimento de ordem familiar que me forçou a um novo rumo de vida. Mãe idosa com um súbito problema de saúde ditou novas rotinas diárias. Tudo precisamente na mesma altura.

O blogue reflete essa diferença. A falta de publicações é sinónimo de fim: fim de pesquisa e divulgação de livros junto de vários públicos, fim de convívios presenciais..., fim de um exercício de cidadania que me causava imenso prazer. (Mas não o fim da leitura e dos encontros virtuais de comunidades de leitores, conforme já contei.)

É difícil saber quando parar uma atividade voluntária. Queremos poder fazê-lo enquanto realizamos com qualidade o que nos propomos levar a cabo. Por isso tenho encarado esta paragem como um alerta de que chegou a hora. Por outro lado, assaltam-me de quando em vez vontades contraditórias...

A vida continua: estranha. Com uma 3ª vaga da pandemia a ditar sucessivas restrições ao confinamento, a limitar a nossa liberdade. Porém, permitindo trabalhar serenamente, dentro de portas. Com réstias de sonho.

O futuro vem aí. Haja saúde e recuperação de projetos de vida, para todos nós. Urge recuperar a economia do país...

O resto... depois se vê.





6 comentários:

Cristina disse...

Sinto uma enorme tristeza ao lê-la, pois sei, por experiência de ter acompanhado o seu voluntáriariado na escolas, o prazer e a qualidade do seu trabalho. Vamos ter fé! Melhores dias virão! A normalidade há de voltar... grande, grande beijinho!

Manuela Caeiro disse...

Tristeza não sinto. Muito menos quero que a sintas, querida Cristina. Estou bem, novas tarefas me ocupam, é (de facto ) a hora de assumir menos compromissos de trabalho. Afinal, dispor de motivos para parar facilita a decisão que teria de ser tomada, mais dia menos dia. A vida prossegue com nova normalidade. As leituras e encontros virtuais permanecem. Há vida, há esperança; muita água irá passar ainda debaixo das pontes...

Ludo disse...

Querida, Manuela!!
Um novo mundo se revela. Acabam uns projetos, outros começam e tu és imparável, és futuro. "pelo sonho é que vamos" e sonhos não faltam. Até um destes dias. Abraço

Manuela Caeiro disse...

Oh, Ludo!
"Pelo sonho é que vamos, sim. Há que "dizer adeus ao cais" e só assim "Partimos.Vamos.Somos.". Já vivemos tantas situações de transição, na nossa vida, e como foi bom (re)descobrir caminhos... Quanto a nós, não nos faltam interesses, quantos deles comuns! Logo, o nosso reencontro é garantido! ;-)

Unknown disse...

These are hard times, dear Manuela ! I wish you strength and courage dealing with all this. Life has become challenging and boring in one go. Luckily the social distancing measures are being partly lifted now, but we're still far away from normalcy.
Hugs ! Wilma & Bert.

Manuela Caeiro disse...

Hi Wilma and Bert!
Nice to meet you!
I hope you'll return as soon as possible, very soon... And I will be here, I beleive!
Hugs,
Manuela