terça-feira, 12 de novembro de 2019

De mãos dadas com histórias e memórias - IV

Voltámos ao Centro Comunitário do Laranjeiro/Feijó, a uma salinha bem acolhedora, aonde muitos utentes se deslocaram, dispostos a ouvir e contar histórias.
O tempo voou!
O dia de S. Martinho deu início à conversa: a atividade de reunir avós e netos que ontem teve lugar, no Centro; um elogiado cartaz exposto na sala, da autoria de alguns dos presentes…; provérbios alusivos à data; as nossas tradições; a lenda de S. Martinho que recontámos com a participação de quem tem boa memória
A literatura oral correu mundo e foi-se aculturando às pessoas, aos costumes, à terra de quem as conservou na memória. Então não querem saber que A donzela que vai à guerra (entre França e Aragão, logo, um romance europeu) aparece também como uma lenda do Ruanda (África)?! Lemo-la: A história de Ndabagá.
José Fanha proporcionou um bom momento de troca de ideias: Antigamente. Antigamente é que era bom, íamos repetindo em coro. Mas seria mesmo? Para umas coisas, sim. Só que ninguém esquece as dificuldades vividas nesse tempo. E, afinal, haja otimismo, hoje em dia é que é bom!
Falámos de Lusofonia. Estava prometido um conto de Cabo Verde; escolhemos O valor da bênçãode que todos gostaram muito.
Foi uma sessão de muita escuta e participação, a que não faltaram nem manifestações de entusiasmo nem calorosas despedidas.
Eu e a minha colega Dina Dourado saímos felizes.
Prometemos voltar. Em princípio, no dia 17 de dezembro.

Sessão anterior, aqui.

Bibliografia:
Dolph Banza, A história de Ndabagá, Falas Afrikanas
Fernando Vale, Contos tradicionais dos países lusófonos, Instituto Piaget
José Fanha, Era uma vez eu, booksmile
Viale Moutinho, Lendas de Portugal, Diário de Notícias SA


Sem comentários: