sexta-feira, 21 de junho de 2019

Vamos ao Balanço?


21 de junho, solstício de verão; uma estação de dias quentes e longos. Eis que (por cá) chegam as férias!
Também para mim.
Foi mais um ano de voluntariado de mediação de leitura, sobretudo no Agrupamento Anselmo de Andrade (Almada), privilegiando o 1º ciclo; prossegui a colaboração com o Agrupamento da Caparica (1º ciclo); dei uma saltada à escola do Bairro Social do Alfeite (onde fiz apenas uma sessão com as quatro turmas de 1º ciclo)... Em creches e pré-primária, passei por duas escolas: uma na Caparica e outra em Lisboa; com adultos, continuei num centro de convívio de aposentados, até que o mesmo encerrou.
Nestas instituições, foram realizadas 39 sessões.
Tudo isto foi acontecendo ao mesmo tempo que pretendi desacelerar o ritmo... E mesmo assim, num grande frenesim, durante o 3º período.



















Decorridos 10 anos letivos de voluntariado, reconheço que passou a ser mais serena a preparação de cada sessão (sem nada facilitar...) e que me sinto mais segura na respetiva realização. Evoluí na forma de contar com livro. Redescubro a minha identidade ao procurar autores da Lusofonia, viajando pelo mundo fora, especialmente por África. E sinto um imenso prazer pelo que faço, pelo contributo que dou às colegas bibliotecárias e professores titulares, na promoção da leitura dos seus alunos, pelos afetos e satisfação que os nossos meninos demonstram.
Chegar à última sessão e, depois das despedidas e agradecimentos de todos,  um aluno de 4º ano deixar-se ficar para último e aproximar-se para dizer "Venho agradecer-lhe pessoalmente estes momentos que nos proporcionou." traduz bem o prazer e a emoção que ele(s) e eu sentimos.



Um dia, terei de pôr fim a esta atividade. Sei.
Talvez não seja já!

Balanço do ano anterior: AQUI!


4 comentários:

Cristina Maria Coelho Cruz disse...

Todos os meninos do Agrupamento da Caparica foram uns privilegiados e eu privilegiada também fui por poder assistir às sessões da minha Professora, fazendo viagens por Moçambique, viajando por roças de São Tomé, por uma história de amor com amendoeiras, ora com dez meninas brincalhonas, ora com papagaios do Brasil. Foram momentos de leitura com muita verdade, muito sobre quem nós somos e sempre com prazer. Leitora Manuela Caeiro, obrigada!

Cristina Maria Coelho Cruz disse...

E até sempre! Até outubro!

Manuela Caeiro disse...

Não respondi logo. Queria pensar, responder à altura do(s) comentário(s), e entretanto o tempo passou, passou de ideia... Em resumo: chego tarde e a más horas, sem ter preparado nada! Será com a espontaneidade habitual…
Cristina, tu és parte do êxito que possa existir! És uma anfitriã de generosidade inexcedível, diligente, atenta a cada pormenor, o que ajuda a que tudo corra pelo melhor. OBRIGADA!
Fica combinado: até outubro para planear. Até novembro para começar. E "que o céu nos não caia na cabeça"… ;-)

Cristina Cruz disse...

:)