sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ler a meias... em Casal do Sapo...

Uma escola onde nos sentimos no meio da natureza e em família; onde há muitas árvores e animais;  onde se vivencia serenidade, simpatia e alegres sorrisos... - sim, existe! É a EB1/JI de Casal do Sapo. Aí lemos a meias, com as turmas de 1º e 2º anos e, por fim, com a dos mais pequenitos. (Quais deles os mais interessados!?...)

Um conto tradicional que José Afonso reescreveu em verso, musicou e cantou, foi leitura comum às três turmas: O homem da gaita. Escutaram essa canção pela voz do cantor - que era ainda desconhecido da maioria.

Outros livros encantaram os meninos:
No 1º ano, Avós.

No, Tanto, tanto! 










Houve também tempo para todos os alunos lerem, a seguir escutarem um conto tradicional, O aprendiz de mago, e imaginarem outros desenvolvimentos para esta história, qual deles o mais engenhoso e criativo!!!

Na Pré, entre dois livros à escolha, optaram por Super Beige. Muito atentos e participativos, os pequenitos. E, apesar da tenra idade, imaginaram novos finais para a narrativa, todos muito curiosos e alguns deles bem românticos!...


Difícil foi, no fim de cada sessão, os alunos elegerem o que tinham gostado mais. "Gostei de tudo", é resposta comum. No entanto, há quem justifique perfeitamente a sua preferência. E há quem concorde e quem discorde...


Trouxe miminhos, a assinalar a feliz passagem por esta escola.
Foi um prazer... Obrigada!

Bibliografia: 
Chema Heras / Rosa Osuna, Avós, Kalandraka
José Afonso, O homem da gaita, Barca do Inferno
Samuel Ribeyron, Super Beige, cuatro azules
Teófilo Braga, Contos tradicionais do povo português, Porto Editora
Trish Cooke / Helen Oxenbury, Tanto, tanto!, GATAfunho


Sem comentários: