sexta-feira, 22 de abril de 2016

«Em abril, histórias mil»

Foi assim, tal e qual: recebi um simpático convite, escrito e ilustrado pelos meninos do JI 2 de Sapadores (Lisboa), através dos CTT! Convidavam-me a participar no projeto «Em abril, histórias mil».

Fiz perguntas:
- Este convite é vosso?
- SIIIIM!!!
- Quem escreveu?, o quê?... (Apontaram, felizes, as suas letras e desenhos.)
A viagem da carta até chegar à minha caixa de correio foi logo tema de conversa.
O carteiro não se enganara! Eu estava ali. Os meninos queriam muito saber qual o conteúdo do saco do Ler a meias...

Saltou uma primeira história: Amizade. Quiseram mais uma: Drôle d'oiseau. E ainda pediram uma terceira: Pequeno ou grande?...
Incansáveis estes meninos, participando e fazendo perguntas muito oportunas.
À despedida, recebi prendas: um marcador e um livro.
E, claro, lemos este último..., a meninos cheios de entusiasmo e muito participativos...
Que prazer!
(Ai que me ia esquecendo das horas!)

Passei, em seguida, ao JI 1, uma turma de meninos (mais) pequenos, mas "habituados a grandes histórias".
Meu dito, meu feito!
Começaram por escutar, muito atentamente, Vamos fazer amigos.
E deliciaram-se, por fim, com o livro pop-up, Drôle d'oiseau (Pássaro engraçado).

Sabem escutar; o meu prazer de contar foi idêntico, em ambas as salas.
As despedidas foram igualmente calorosas...
Obrigada.

À margem: conto que a Ana (de quem partiu a ideia do convite) foi minha aluna, há uns aniiinhos... (Tudo explicado!...)
Que bom foi revê-la! E ouvi-la! E sentir tanta amizade!...


Bibliografia:
Adam Relf, Vamos fazer amigos, Âmbar
Hervé Tullet, Pequeno ou grande?, GATAfunho
Isabel Minhós Martins/Madalena Matoso, Este livro está a chamar-te (Não ouves?), Planeta Tangerina
Isabel Sá Lopes, Amizade / friendship, Sinapis Editores
Philippe Ug, Drôle d'oiseau, Les Grandes Personnes




Sem comentários: