sábado, 10 de outubro de 2015

Reflexões de uma voluntária...

Novo ano escolar se avizinha. (Só agora: verdadeiro privilégio de aposentada!)
Mais uma vez me preparo para pegar no saco do Ler a meias a abarrotar de livros, e calcorrear ruas e algumas estradas, em demanda de bibliotecas escolares (e não só), para dar a conhecer obras, autores e ilustradores, espicaçar a imaginação de miúdos e graúdos e (...espero...) espalhar pela assistência o desejo e o prazer de ler...
Uma tarefa que levo a cabo com seriedade e gosto, mas me obriga, ano a ano, a equacionar uma questão relevante: se eu, voluntária, não colaborar com estes "meus" Agrupamentos de escolas (dois deles ininterruptamente, desde o 1º momento), contratarão alguém?...
Tenho conhecido "gente" talentosa e competente que ganha a vida como contador de histórias e mediador de leitura, por vezes também como formador: é esse o seu modo de vida, o seu meio de subsistência.
Desde o princípio que me recuso a aceitar que eu possa, de algum modo, contribuir para que sejam retiradas quaisquer oportunidades de trabalho a estes profissionais.
Garantem-me que nada tenho a recear. Há espaço para todos; verba, não.
Verba, palavras (em latim), isso sim! Posso oferecê-las..., à vontade!
Convidam-me gentilmente. Aceito alegremente. Permaneço.
Entretanto, tento manter-me informada, atualizada...
Não prescindo de fazer formação, (sobretudo) na área da Literatura para a infância e juventude...
Estou atualmente a frequentar os Encontros no Território das Histórias, na livraria GATAfunho, com Rodolfo Castro.
(Umas sessões cheias de dicas e boas ideias... e muita risota e diversão!)
Investir para evoluir...
Fazer mais e melhor!?... Talvez!
(Assim espero!)



...












Sem comentários: