sábado, 25 de outubro de 2014

Margarida Botelho: já ouviram falar...?

Margarida Botelho é uma jovem almadense de 35 anos. Arquiteta de formação, é Arte-Educadora e escritora infantojuvenil, já com vários títulos publicados.
Talvez ainda não a conheçam, mas certamente ouvirão falar muito dela! Basta invocar o seu projeto Encontros que a conduziu ao seio de diversas comunidades, com quem conviveu e trabalhou: um campo de refugiados, em Moçambique, uma aldeia da Amazónia, outra de Timor e ainda uma outra, em Goa... Consigo leva sempre muitos livros em branco, os quais transforma em diários gráficos. Assim nasceram Eva (2011), Yara/Iara (2012), Lya/Lia (2014)... e um quarto título que espero descobrir.
De uma entrevista que a Autora concedeu à Revista Pais & Filhos, saliento estas palavras relativas aos propósitos deste seu projeto de encontro e convivência: «...um respeito pela sua cultura e pelos seus valores, exatamente o oposto de uma proposta impositiva, invasiva, evangelizadora. A valorização, o reforço da autoestima, a dignificação de culturas minoritárias e das culturas tradicionais é sem dúvida um compromisso do projeto Encontros e meu, enquanto cidadã.»
Não me surpreende que tenha sido recentemente nomeada para o prémio Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) 2015.
A viagem do Ler a meias vai recomeçar, no dia das Bibliotecas Escolares (27 de outubro). 
Partiremos à aventura, pelo mundo dos livros fora...
Margarida Pinho, a professora bibliotecária, sugeriu este caminho de Palavras no mundo... e eu abraçarei esta encomenda de muito bom grado.
Margarida Botelho e Margarida Pinho, vamos a este encontro?




4 comentários:

Observador disse...

Um encontro com 'margaridas' é, de certeza, uma coisa bonita.

Parabéns a ambas.

Manuela Caeiro disse...

Ah, ah, ah... Tudo leva a crer que sim!... (Assim esperamos!...)

Margarida Pinho disse...

Manuela
Vamos MESMO a isso, pois as crianças não perdoam...
Beijos

Manuela Caeiro disse...

O livro, o jogo, o encontro... tudo foi uma grande festa. "Margaridas" e Manuela proporcionaram, em equipa, um belo reencontro! Prosseguir com tal intensidade será um desafio! Vamos tentar, Margarida Pinho!