quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ler a Meias... viajando pelo mundo rural...

Hoje fomos ao campo. Um mundo longínquo que foi desvendado por meio de objetos e velhas histórias...
O cenário transportou-nos até uma casa modesta, com uma pequena horta, onde à refeição nunca faltava um saboroso pão e uma sopa de legumesfeita em panela de barro, sobre lume de chão... E ali se sucederam as estações do ano: veio vento e neve..., sol e seca..., de novo o frio e novamente a promissora Primavera... 
Começámos por aprender a fazer um "caldo de pedra", como o frade da história. A nossa sopa precisou de ingredientes em forma de palavras, muita imaginação... e quase lhe sentimos o cheirinho e o sabor!
Lemos em seguida o conto de Luisa Dacosta, ilustrado por Manuela Bacelar: A felicidade não é o que temos, é o que somos (do livro Lá vai uma... Lá vão duas...).
Aquela moça era pobre, mas trabalhadeira, generosa e alegre, e nunca deixava sem ajuda quem precisasse: nem um forasteiro desconhecido nem um jornaleiro sem trabalho (para mais como aquele viúvo, com filhos pequenos) nem ninguém necessitado da aldeia. Para si, pelo contrário, nada pedia... Algum dia a sua sorte teria de mudar!
Os meninos imaginaram o final: tesouros, assaltos, tragédias, milagres e magias; duelos de pretendentes, casamentos improváveis... Difícil foi descobrir o desfecho: "casou-se com o jornaleiro e foram felizes para sempre"... (Claro, são meninos do século XXI...)
Finalmente, a sessão acabou com "o poema do dia", aliás, mais do que um...: José Fanha divertiu-nos a todos com versos de Cantigas e cantigos e de Cantigas e cantigos para formigas e formigos.
Saímos todos felizes!
Até daqui a 15 dias!
PS. Querem fazer uma visita ao blogue de José Fanha, Queridas Bibliotecas? Na sua última postagem, o tema é precisamente a felicidade! Clica aqui. 

2 comentários:

BYBLOS disse...

Acompanhar as actividades do Ler a Meias... é recordar os dois anos de colaboração da Manuela Caeiro na escola Conde de Ferreira. Durante esse tempo, como responsável pela Biblioteca, pude contar com a sua prestimosa ajuda, particularmente na construção e manutenção do blogue. Encantou-nos a todos, pequenos e grandes, com a usa alegria contagiante, com as histórias que contou e com as actividades que promoveu. Como foram mágicas aquelas sessões, tão ansiosamente esperadas pelos meninos!!!...

Bem-hajas Manuela.

Fernanda Ataíde

Manuela Caeiro disse...

Olá Fernanda!
Deixaste-me comovida com o teu comentário...
Os dois anos a ler a meias com "os nossos" meninos constituíram para mim uma experiência intensa, gratificante e inesquecível!... Também eu me senti feliz, sessão após sessão, partilhando leituras e sorrisos...
A tua capacidade de gestão e organização bem como a tua colaboração e apoio foram fundamentais! Por isso me foi dada esta oportunidade; também por isso tudo assim aconteceu...
Muito obrigada, Amiga!