sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Evocando John Lennon


Evocar John Lennon é recuar aos anos 60, é lembrar os Beatles... No meu imaginário, um momento tão marcante quanto a ida do Homem à Lua ou a Revolução dos Cravos, no nosso país...


John Lennon foi um dos mais criativos músicos britânicos do pop rock. Nasceu a 9 de Outubro de 1940 e foi assassinado a 8 de Dezembro de 1980, em Nova Iorque. Celebrizou-se nos Beatles e fez depois carreira a solo. Foi um activista pelos direitos humanos e pela paz. 
As letras das suas canções continuam pertinentes e actuais. Acabam de ser reeditados os seus êxitos no álbum 

Gimme some truth (Dêem-me alguma verdade - em tradução literal).





Mother


Mother, you had me, but I never had you
I wanted you, you didn't want me
So I, I just go to tell you
Goodbye, goodbye



Father, you left me, but I never left you
I needed you, you didn't need me
So I, I just go to tell you
Goodbye, goodbye

Children, don't do what I have done
I couldn't walk and I tried to run
So I, I just go to tell you
Goodbye, goodbye

Mamma, don't go
Daddy, come home

(repeat 9 more times)




«A criança,
Toda a criança,
Seja de que raça for,
Seja negra, branca, vermelha, amarela, 
Seja rapariga ou rapaz.
Fale que língua falar,
Acredite no que acreditar,
Pense o que pensar,
Tenha nascido seja onde for,
Ela tem direito...
(...)
Depois da hora radial do parto, 
A criança deverá receber
Amor,
Alimentação,
Casa,
Cuidados médicos,
O amor sereno de mãe e pai.
(...)»
Matilde Rosa Araújo, Os direitos da criança



Sem comentários: