sábado, 17 de março de 2012

Ler a meias... floresta e poesia...

Educação para o consumo, educação ambiental... falou-se um pouco de tudo, na Escola Feliciano Oleiro, na anterior sessão. 
Claro que lemos poesia, tanto mais que o nosso lema é: «Um poema por dia dá saúde e alegria...» 



No 4º ano da professora Lídia, começámos por abordar a temática do consumo, promovendo a leitura do livro Comprar, comprar, comprar!, de Luísa Ducla Soares (que existe na biblioteca escolar)
Sabem que poemas lemos nós, para começar a falar de poesia? "Formosa vai para a fonte..." e "No comboio descendente". Nem mais: Luís de Camões e Fernando Pessoa! E lemos muitas outras, bem diferentes!
Quanto ao ambiente, refletimos sobre os direitos do Homem, plantas e animais. E outra vez poesia.
A novidade foi os meninos consultarem vários livros para, em grupo, selecionarem e lerem poemas à sua escolha. Todos se empenharam na tarefa. Até a professora Lídia!


Na turma de 4º ano da professora Isaura, abordaram-se os mesmos temas, mas foi diferente o percurso (tanto mais que o livro de Luísa Ducla Soares já era conhecido).
Lemos a empolgante História do Rainbow Warrior, de Rocío Martínez, que encheu os meninos de curiosidade. É que este barco existiu mesmo e todos quiseram saber o que ele fez pela defesa dos mares, das espécies marinhas e da Humanidade! Viva o Greenpeace!
Lemos poesias, mas o "grande momento" foi quando, no final, se leu O dia da árvore, de José Jorge Letria. Uma menina leu-o, verso a verso, e todos repetíamos cada um deles, fazendo gestos. Que surpresa divertida!


O 2º Período não acabou sem a avaliação do Ler a Meias... Foi feita oralmente e à pressa, é certo, mas foi fácil porque todos estavam de acordo. Uma menina declarou: "O Ler a meias é interessante, porque os livros são giros e as atividades são divertidas..."; "Queremos continuar!" - afirmaram, em coro. As professoras fizeram ouvir a sua voz, para manifestar agrado e reconhecimento.
Bem hajam!
Páscoa feliz!



Sem comentários: