terça-feira, 15 de maio de 2012

Ler a meias em Português... Língua Não Materna

Promover leitura junto de uma turma de  3º ciclo, de Português Língua Não Materna, foi o desafio de hoje, durante 90 minutos.
Nesta turma reúnem-se jovens de Cabo Verde, São Tomé, Angola...; e entre eles, apenas um europeu: moldavo.
Nem todos gostam de ler..., mas havia livros para todos os gostos, com e sem texto... "Falar de livros é falar da vida"... e lá fomos nós, pelos livros dentro....
Eu espero, de Davide Cali e Serge Bloch (O amor foi o tema preferido);
- Beija-mim, de Jorge Araújo (O receio do 1º beijo... Soltaram-se muitas gargalhadas!...);
- O assalto, de Mia Couto (Velhice e solidão, um assalto para ouvir histórias... Mais gargalhadas!...).
- Páginas do álbum Emigrantes, de Shaun Tan (Motivações para mudar de país, sonhos e dificuldades de quem parte, saudades...) 
Ficou uma proposta: relatarem as suas experiências de migrantes e fazerem uma dramatização... (Convidem-me!; quero ver!)
Os outros livros que eu levava, de autores do mundo lusófono, foram então distribuídos por todos eles. Coube-lhes selecionar um pequeno excerto, em prosa ou em verso, e lê-lo à sua turma. As raparigas leram longos textos. Houve quem decorasse e dissesse versos de cor... Houve quem merecesse palmas!
Muitos autores à escolha: Ana Saldanha; Teresa Guedes e José Fanha (Portugal); Fernando Sabino e Lygia Bojunga Nunes (Brasil); José Craveirinha e Mia Couto (Moçambique); Arménio Vieira, Gabriel Raimundo e Jorge Araújo (Cabo Verde); Manuel Rui e Ondjaki (Angola)... 
Gostaram? Sim, sobretudo de me ouvir ler.
De que livros gostaram mais? Uns de uns, outros de outros...
Vão procurá-los na biblioteca? Hum..., não é certo... É mais fácil escutar...
- Foi bom! - foi a opinião geral.
O Edney gostou de me reencontrar... Eu também!
Pessoalmente, espero ter-lhes insuflado um pouquinho de orgulho pela cultura dos seus países e o desejo de recolher histórias, pesquisar e saber mais...
A professora Sónia Trindade foi a anfitriã amiga, com a imensa simpatia de sempre...
- Obrigada a todos! ;-)

Queres saber informações sobre o livro da Kalandraka? Aqui!


Tens também aqui um vídeo  sobre o mesmo álbum.



A propósito:  
Bandeiras de alguns países.


Música (morna): Lisboa, capital da saudade



Sem comentários: