quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ler a meias, pelos mares adentro...







Quinze dias volvidos, hoje houve novamente sessões a Ler a meias, na Feliciano Oleiro.
Tema agendado: Descobrimentos.
Livros: Portugal por miúdos, de José Jorge Letria e Bartolomeu Marinheiro, de Afonso Lopes Vieira. (À cautela, havia mais, não fosse conhecerem já algum deles..., mas não.)
A abordagem foi idêntica em ambas as turmas e os livros foram lidos precisamente por essa ordem.
Fizeram-se revisões da matéria de História de Portugal, enquanto se ouvia ler o Portugal por miúdos. Uns vão mais adiantados, outros menos, mas em ambas as turmas se viajou no tempo, desde D. Afonso Henriques até D. Sebastião, passando pelos grandes navegadores: Diogo Cão, Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral. E os meninos já sabem muita coisa! 
Bartolomeu Marinheiro conta longamente como era partir em frágeis caravelas, o medo do desconhecido, a aflição da família dos marinheiros, a saudade... E mostra como Bartolomeu Dias foi um herói valente e digno de admiração.
A Ciência evoluiu muito: desenvolveram-se instrumentos de navegação e orientação e desenharam-se os mapas corretamente...
Qual dos dois livros agradou mais?
Nas duas turmas, houve "fãs" para ambos. Quem gosta mais de História preferiu Portugal por miúdos; quem se deixa encantar por histórias preferiu Bartolomeu Marinheiro. Mas também houve meninos sensíveis ao ritmo deste último, gostando menos do 1º por ser todo em quadras. Uma razão de peso. Quem diria?!...
Na turma da professora Lídia a sessão alongou-se um pouquinho e ainda observámos o mar noutra perspetiva, com a Onda, de Suzy Lee. Mar e gaivotas, ondas, conchas... E os meninos leram também os textos que a Beatriz Pé-Curto Mendes e a Margarida de Sousa escreveram no ano passado!!!
Partiram mais sabichões... e muito felizes... 

Queres consultar o mapa dos Descobrimentos? Aqui o tens.

Podes ver um vídeo e ler os textos das tuas colegas, aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, adoramos a professora Manuela Caeiro!
Esteve sempre connosco durante dois anos por vontade própria e para nossa alegria.
Obrigada por tudo o que fizeste por nós.

4º A Escola Conde Ferreira

Anónimo disse...

ainda me lembro de todas as nossas seçoes, gostava muito que fosses nossa professora no 5 ano.


beijinhos da Catarina que era do 4 ano da escola conde ferreira

Manuela Caeiro disse...

Olá, Catarina! Que boa surpresa! Desculpa o atraso, mas aqui estou para te responder... Também gostei muito de trabalhar convosco estes dois anos e sinto-me feliz por terem gostado... Obrigada! Espero que nos reencontremos para o ano, na "nova escola"! Há vontade! Entretanto, boas férias!... Beijinhos.