Fui a Sesimbra na «semana das cores» daquela escola. Calhou!
Era o «dia do verde» e... eu ia vestida de verde. Pura coincidência!!!
O objetivo traçado era fazer, com o 5º E, uma abordagem à poesia, numa aula de Português da professora Felicidade Matias.
Preparei a sessão como se fosse, para mim, novidade!...
De facto, há poemas "incontornáveis" para ilustrar determinados aspetos, mas sinto necessidade de inovar, de pensar no meio social do público-alvo... e a minha seleção teve em conta o mar, a pesca... muito azul!
De facto, há poemas "incontornáveis" para ilustrar determinados aspetos, mas sinto necessidade de inovar, de pensar no meio social do público-alvo... e a minha seleção teve em conta o mar, a pesca... muito azul!
A sessão (de cerca de 80m) dividiu-se em três partes:
I - Escuta - e comentário - de poemas;
II - Leitura autónoma, pelos alunos, de um livro de poesia à sua escolha - silenciosamente e em voz alta;
III - Jogo.
- O que é a poesia? - foi a questão inicial. (O poeta faz-se aos 10 anos, de Maria Alberta Menéres, serve de inspiração...)
As respostas foram surgindo: são palavras...; a poesia brinca com palavras, sons, sentidos... Fala da realidade e apela à imaginação. Exprime sentimentos: amor, alegria..., às vezes tristeza...; outras vezes, faz humor. Pode ser um jogo de formas (como na poesia concreta visual).
Geralmente tem rima, mas pode não ter. Há recursos que a dispensam...
É constituída por versos que formam estrofes (de dimensão variável)...
Encontram-se em livros de autor ou em antologias. Os ilustradores dão vida aos textos dos poetas...
Tudo se foi constatando, à medida que se foi lendo..., ouvindo, vendo.
Por sinal, o primeiro a intervir foi um aluno que quis ler um poema seu. Poema rimado, que falava de amor e de sorrisos "como os da televisão".
- Poesia popular, de Eu bem vi nascer o sol (Antologia organizada por Alice Vieira);
- Jogos poéticos com sinais de pontuação de Alexandre O' Neill, do Primeiro livro de poesia (Antologia organizada por Sophia de Mello Breyner Andresen);
- Versos divertidos de José Fanha, de Cantigas e cantigos;
- O poema Jogo (não rimado) de Nuno Júdice, em O meu primeiro álbum de poesia (Antologia organizada por Alice Vieira);
- Poesia concreta visual de Salette Tavares, em Brincar também é poesia (Antologia organizada por Catarina Ferreira);
- Mistérios, de Matilde Rosa Araújo.
- Por fim, um "grande" poema composto de dois "pequenos" versos - Atlântico, de Sophia de Mello Breyner Andresen:
Mar,
Metade da minha alma é feita de maresia.
Os meninos escutavam, participavam, mas já era tempo de lhes dar a vez, de serem eles a escolher e ler.
Os meninos escutavam, participavam, mas já era tempo de lhes dar a vez, de serem eles a escolher e ler.
Formaram pares, escolheram um dos muitos livros que eu levara e leram a meias... Selecionaram estrofes, prepararam a sua leitura, apresentaram-nas aos colegas. (Ninguém se inibiu de ler, mesmo quando foi preciso vencer visíveis dificuldades.)
Por fim, um jogo. Ordenou-se (coletivamente) um poema de António Torrado: A urtiga e a mão (da antologia organizada por António José Gomes, Conto estrelas em ti).
À despedida, foi feita, conjunta e oralmente, uma avaliação da atividade:
- Gostaram?
- Sim!
- De que gostaram mais?
- De ouvir ler!...
- De ler!...
- De escrever!...
- E do jogo, gostaram?
- Sim!
(Houve gostos para tudo!)
Mais ainda do que com palavras, eles comprovaram - por ações - que a abordagem à poesia surtiu efeito e que a motivação foi intensa.
Enquanto esperavam uns pelos outros, os meninos copiaram poemas ou recriaram-nos, por iniciativa própria. Mostravam-nos orgulhosamente!
Que dizer daquele menino que copiou o poema Mistérios, para oferecer ao seu pai, pescador?
E daquela menina que veio despedir-se de mim, dizendo: "Adorei! Muito!..."
E ainda aquela outra que afirmou: Gostei muito. A professora fala muito depressa (isto é, disse muita coisa, com vivacidade) e é muito engraçada!...
Para confirmar, escutei a minha amiga Felicidade manifestar satisfação plena... Que bom!
E vi a Direção da escola subtrair minutos preciosos à sua azáfama, para agradecer a minha colaboração. Que prazer!
Ser voluntário é isto!
Dar... e receber. Assim..., simplesmente, sem nada esperar em troca.
Pura poesia!...
À despedida, foi feita, conjunta e oralmente, uma avaliação da atividade:
- Gostaram?
- Sim!
- De que gostaram mais?
- De ouvir ler!...
- De ler!...
- De escrever!...
- E do jogo, gostaram?
- Sim!
(Houve gostos para tudo!)
Mais ainda do que com palavras, eles comprovaram - por ações - que a abordagem à poesia surtiu efeito e que a motivação foi intensa.
Enquanto esperavam uns pelos outros, os meninos copiaram poemas ou recriaram-nos, por iniciativa própria. Mostravam-nos orgulhosamente!
Que dizer daquele menino que copiou o poema Mistérios, para oferecer ao seu pai, pescador?
E daquela menina que veio despedir-se de mim, dizendo: "Adorei! Muito!..."
E ainda aquela outra que afirmou: Gostei muito. A professora fala muito depressa (isto é, disse muita coisa, com vivacidade) e é muito engraçada!...
Para confirmar, escutei a minha amiga Felicidade manifestar satisfação plena... Que bom!
E vi a Direção da escola subtrair minutos preciosos à sua azáfama, para agradecer a minha colaboração. Que prazer!
Ser voluntário é isto!
Dar... e receber. Assim..., simplesmente, sem nada esperar em troca.
Pura poesia!...
5 comentários:
Querida amiga Manuela,
é preciso ser uma pessoa muito especial e muito generosa para para fazer o q que tu fazes!! Bem hajas!! Pela capacidade de dar, de criar e de trabalho, que voluntariamente nos ofereces.
Estou-te agradecida duplamente: como amiga e como professora: como amiga, porque o teu exemplo para mim é grandioso e dá-me esperança nos outros e na humanidade; és um modelo a seguir! Como professora, pela tua sabedoria (nos conhecimentos e estratégias que aplicas), pelo teu trabalho de pesquisa na seleção de poemas para crianças(fonte onde irei "beber")e pela tua grande dedicação.
Conseguiste em 80 minutos, como referiste,dar aos meus alunos um conjunto de informações muito rico e variado e ao mesmo tempo motivá-
-los para a leitura de poesia. Em "pouco" tempo, puseste os alunos a pensar, a sentir, a escolher e a ler!...
Como afirmaste, o teu ato é em si poético! A tua postagem no blogue é representativo do teu trabalho e da poesia que transmites no que crias!
Bem hajas, mil vezes!
tua amiga,
Felicidade
Querida amiga Manuela,
é preciso ser uma pessoa muito especial e muito generosa para para fazer o q que tu fazes!! Bem hajas!! Pela capacidade de dar, de criar e de trabalho, que voluntariamente nos ofereces.
Estou-te agradecida duplamente: como amiga e como professora: como amiga, porque o teu exemplo para mim é grandioso e dá-me esperança nos outros e na humanidade; és um modelo a seguir! Como professora, pela tua sabedoria (nos conhecimentos e estratégias que aplicas), pelo teu trabalho de pesquisa na seleção de poemas para crianças(fonte onde irei "beber")e pela tua grande dedicação.
Conseguiste em 80 minutos, como referiste,dar aos meus alunos um conjunto de informações muito rico e variado e ao mesmo tempo motivá-
-los para a leitura de poesia. Em "pouco" tempo, puseste os alunos a pensar, a sentir, a escolher e a ler!...
Como afirmaste, o teu ato é em si poético! A tua postagem no blogue é representativo do teu trabalho e da poesia que transmites no que crias!
Bem hajas, mil vezes!
tua amiga,
Felicidade
Querida Amiga!
Agradeço-te o comentário, do fundo do coração!...
Sei bem que és crítica, exigente, sincera... e por isso mesmo o teu comentário é ainda mais animador!... Constitui mais um estímulo para prosseguir... Valeu (vale) a pena!
Obrigada!
Um grande abraço!
Obrigado, professora Manuela , por nos ter ensinado tanta coisa sobre a Poesia!...
Aprendemos muito consigo.
Esperemos que tenha gostado da visita que nos fez e gostaríamos que voltasse para o ano.
Em nome da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, a turma do 5º E, juntamente com a professora Felicidade, manda-lhe beijinhos e um grande abraço.
Um comentário do 5º E! Que surpresa boa! Para mais porque me confirmam a impressão com que saí da vossa turma, naquele dia... :-)
Gostei muito de estar entre vós, de ver olhos a brilhar de curiosidade, de vos ver e ouvir...
É muito bom poder partilhar o que sei com quem deseja aprender...
Voltarei, quando me convidarem... ;-)
Enviar um comentário