segunda-feira, 4 de março de 2013

Numa Comunidade de Leitura...

Aconteceu hoje, na Escola Fernão Mendes Pinto.
Na abertura da Semana da Leitura, a biblioteca escolar deixou-se invadir por uma maré alta de leitura, durante 90 minutos.
Participou a Comunidade Escolar e não só: abriram-se portas ao exterior, nomeadamente à USALMA (Universidade Sénior de Almada). Deste modo, várias gerações se uniram para partilhar poesia, narrativas, informação.
Logo à entrada, jovens nos segredaram excertos de poemas, através de sussurradores... Tão bem! E no acolhedor anfiteatro contíguo, com um cheirinho a mar, foi também gente da casa a iniciar e a encerrar esta maré.
O plano parece simples: pediram-nos previamente que selecionássemos um excerto de uma obra, de entre uma lista sugerida, para dois minutos de leitura (aproximadamente). Depois, que as leituras se seguissem como numa verdadeira maré viva, sem interrupções nem palmas... 
Leitores convidados houve que usaram da liberdade de apresentar textos e poemas de outros autores ou mesmo de sua autoria. Pelo sim pelo não, também ali não faltavam poemas à disposição de alguém que nada levasse para ler...
Resultou plenamente!
Houve ainda tempo para repetir e prolongar algumas leituras. Para trocar impressões. Para proceder à avaliação da sessão. E para despedidas.
Felicito a iniciativa. E agradeço à professora Carla Crespo o seu convite.



2 comentários:

Anónimo disse...

Dia de praia-mar na cultura inter geracional de Almada.
Almada é um farol em alto mar.
José Tomas

Manuela Caeiro disse...

Almada reclama-se "cidade educadora" e investe na cultura, efetivamente. Apoia Associações, nomeadamente a da USALMA. Nesta iniciativa, há que salientar o mérito da Rede das Bibliotecas Escolares e dos Professores Bibliotecários, ou seja, neste caso, o da docente Carla Crespo, da Escola Fernão Mendes Pinto.
Também apreciei particularmente este encontro de gerações, em torno da partilha de leituras...