quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Lya e Lia": lemos. E depois...?

Na passada 2ª feira, foi a vez de certa mãe ir aos Caranguejais, prosseguir o trabalho por mim iniciado, na semana anterior.
Trata-se de uma mãe colaboradora de longa data, com formação na área da mediação da leitura e da Arte-Educação. E com responsabilidades na Biblioteca Municipal de Almada.
"Dá licença?"...
Deram..., e fui assistir!...
Tudo começou por uma conversa:
- Que diferenças se notam na vida da Lya e da Lia?... E que semelhanças?
Tal como um professor orgulhoso das aprendizagens dos seus alunos, assim eu me envaideci ao ouvi-los, nas suas respostas certeiras... Nem sequer erraram as datas dos dias da Liberdade dos dois países: 20 de maio e 25 de abril, em Timor e Portugal, respetivamente. Decoraram palavras em tétum!... (Mérito do 3º A.)

Seguidamente, a mãe Sílvia Martins pôs os meninos, dois a dois, a fazerem um grande cartaz de Encontros, desenhando e sobrepondo o contorno dos seus corpos, em papel de cenário.
Ao mesmo tempo, outros meninos escolhiam livros para leitura domiciliária e a Professora Bibliotecária procedia ao respetivo registo.
Entretanto, as crianças foram-se sentando e iniciaram a sua leitura autónoma. Uns liam a obra de Margarida Botelho, outros o livro por si escolhido.
Por fim, ainda se realizou um trabalho de grupo: uma lista de palavras e expressões que serão necessárias para comunicar com a menina timorense (que posteriormente irão pesquisar no dicionário on-line de português-tétum).
Uma sessão que aliou desenho e palavra, movimento e quietude, ruído e silêncio, autonomia e parceria, trabalho e prazer.
Todos não fomos demais!
E eu gosto assim!


2 comentários:

Anónimo disse...

O mundo das crianças capta o sumo da vida, deita fora o amargo dos adultos. Gostei
José Tomás

Manuela Caeiro disse...

Parece-me um ponto de vista certeiro!