quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ciências da Leitura, Leituras da Ciência...

Sim, estive lá
O que faz uma aposentada, de Letras, num evento destes? Evidentemente: forma-se, reforma-se...
Sim, interessa-me!
Como sempre, preenchi-me com o verde e a luz coada e serena da Gulbenkian
Segui atentamente as comunicações de diversos painéis de gente de Ciência: o linguista, físicos, matemáticos, psicólogos... Apreciei produtos de trabalhos práticos; resultados de pesquisas. Diverti-me. Cresceram-me curiosidades e motivos de reflexão

Sim! Para Ler a meias, recorro sobretudo a narrativas e poemas. Nos dois primeiros anos (em que o projeto envolveu duas turmas, com periodicidade quinzenal), era ponto assente que a tipologia de textos teria de ser variada: incluí regularmente textos informativos. Na pressa das sessões mensais, descurei esse propósito. 
Eu própria não sou literata em Ciência, reconheço.
Não! Não me é pedido mais... Sossegaram-me, até.
Leio. Partilho leituras apaixonadamente. 
E dizem os estudiosos, partindo da análise de Inquéritos anónimos a estudantes, que esta atitude por parte do adulto influencia mais o gosto de ler dos jovens do que terem uma casa apinhada de livros ou sem nenhum.
Ainda bem!


Sem comentários: