quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ler a Meias... chega às 200 sessões!

Chegou o dia de promover o livro e a leitura em mais duas turmas de 5º ano da Anselmo de Andrade. (No 1º período, já só faltam duas sessões.)
Mais uma vez, aí encontrei muitos meninos meus conhecidos das várias bibliotecas escolares de Almada, por onde tenho passado...
O plano de trabalho deste 1º encontro tem sido idêntico em todas as turmas, mas no 5º E tinha forçosamente de haver diferenças: a aula era de 45m, em vez dos 90m das restantes turmas.
Foi curioso verificar que, condensando umas coisinhas aqui e acelerando outras coisinhas acolá, conseguimos fazer um trabalho idêntico!
Percorremos as gavetas do tempo e circulámos por entre objetos e livros do passado e presente... 
Quanto ao futuro, hum, que grande incógnita! Permanecerá a literatura tradicional, alguns clássicos, surgirão novos autores...; o suporte, enfim, logo se verá. 
A muitos alunos agrada a ideia da leitura em ecrã, dos livros digitais...
Houve quem imaginasse, no futuro, um livro ligado à eletricidade, recitando o seu conteúdo para um leitor atento... (Ideia curiosa!...)
Nestas sessões  poderia haver uma grande diferença: bastava que os meninos optassem por uma obra diversa entre as duas que lhes dou à escolha. Nem assim! 


- Querem Os ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen e do seu neto Pedro Sousa Tavares, ou O príncipe Nabo, de Ilse Losa? - pergunto.
- Os ciganos!!! - elegem, quase por unanimidade. 
Ninguém se arrependeu! 

Curiosamente, outro livro que folheámos e que muito apreciaram foi uma biografia de Einstein, "Um rapaz invulgar". 
Todos se entusiasmaram com esta passagem pela biblioteca escolar e desejam o reencontro previsto para janeiro.



Querem saber uma novidade? 
O projeto Ler a Meias chegou hoje, no 5ºB, às 200 sessões...
É dia de cantarmos: 
«Parabéns a você...»


4 comentários:

Anónimo disse...

Há quem queira meter todo na gaveta...
aqui é ao contrário!
Parabéns pelas 200, que conte muitas mais.
Joaquim

Manuela Caeiro disse...

Obrigada!... Concordo que é muito melhor retirar tudo das estantes e das gavetas..., dar-lhes uso e utilidade, partilhar saberes, discutir ideias, aprender...; conviver, viver!
Foram 200 sessões de ensino/aprendizagem que me deixam muito grata e feliz.

Anónimo disse...

Parabéns Manela pelas 2 centenas de boa empatia com o 5.B.
É bom, sem dúvida, dar a oportunidade aos jovens de escolherem as leituras.
E foi o que tu fizeste.

Um abraço
Josefina

Manuela Caeiro disse...

Ó Tia Josefina! Tem havido empatia, sim! E quanto a dar-lhes a possibilidade de escolher, faço-o com frequência. (E há muito tempo!...)
Beijinhos.