quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uma estreia, a Ler a Meias...

Eu tinha hoje uma hora livre... e já se falara na possibilidade de ir fazer uma sessão de leitura ao 1º ano da Professora Sandra... Não é tarde nem é cedo! O 1ºB foi à Biblioteca Escolar! 
Levaram consigo, a meu pedido, um guarda-chuva que ficara esquecido na sua sala de aula.
Eu tinha comigo o livro Um dia, um guarda-chuva, de Davide Cali e Valerio Vidali, vencedor da Ilustrarte 2012 (que divulguei).
A estratégia de abordagem do livro delineara-a eu à 1ª leitura. (Servindo-me de competências adquiridas na Oficina de Expressão Dramática que estou a frequentar com O Bando: na Linha fora de si. Afinal, era esse o meu principal objetivo quando para lá fui... Atingido! Ufa!...)
Pois aconteceu assim:
Os meninos imaginaram (e representaram) diferentes funções para o seu guarda-chuva "perdido". Ora aberto ora fechado, ele foi flauta, espingarda, gelado, vassoura, guitarra, microfone, cavalo, pincel, bandeira, escudo, jangada, pára-quedas... Quanta criatividade e à-vontade!...
Davide Cali, mesmo assim, conseguiu surpreender!...
Havia ainda tempo, quiseram mais...
Terminámos com o Conto maluco de Carnaval, de Maria Isabel de Mendonça Soares, depois de o Tiago, que já lê (tudo), ter ajudado a ler uma lista de palavras relacionadas com o conto, para favorecer a sua compreensão: o Quico (que usava um coco) foi à confeitaria com a Cuca (que usava um quico); comeram um coco e um queque, aliás, teve de ser um caracol, porque o cão os trincou e correu, correu...
"Gostei muito de ti" - diziam os meninos à saída, numa meiga e enternecedora manifestação de agrado...
E eu, claro, diverti-me muito... Agradou-me a "estreia"!

1 comentário:

Educação Pedagogica disse...

È TÃO LEGAL ESSE SEU TRABALHO, ADORO A QUESTÃO DE CONTAR HISTÓRIA... AS CRIANÇAS ADORAM.. BJOS oBRIGADO PELA VISITA NO MEU BLOG, VOLTE SEMPRE.

bJOS