quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ler a Meias... em busca de Justiça...

Quinze dias volvidos, foi dia de regressar à EB1 Feliciano Oleiro. Desta vez apenas para um encontro com a turma da Escola Conde de Ferreira, com quem trabalho desde o ano letivo anterior. (A turma residente tinha outro compromisso à mesma hora: um desfile carnavalesco.)
A sessão abriu com o Conto maluco de Carnaval, de Maria Isabel de Mendonça Soares, cujo título lhes agradou muito... mas que afinal acharam «infantil». São do 4º ano, claro!... (Observaram o ritmo e o cómico jogo de palavras daquela narrativa em verso.)
A responsabilidade de escolher uma história para ler, em seguida, foi da turma, como habitualmente.
Apresentei-lhes resumidamente A história da égua branca, de Eugénio de Andrade; A fada desastrada, de Renata Gil; e A rapariga esperta (in Histórias para crescer), de Esteve Pujol i Pons.
Fosse qual fosse a história por eles escolhida, abordar-se-ia uma questão de justiça e realizaríamos, no final, um julgamento... Assim aconteceu.
Por apenas mais um voto, venceu A fada desastrada de que todos gostaram. Entenderam bem os desastres da pequena fada que mais parecia uma bruxinha desastrada, ouviram o seu julgamento e assistiram à transformação que sofreu (ficou tão bem comportada que até era uma maçada!...). 
Foi então a sua vez de passar à ação: reuniram em Conselho, para decidir o que fazer com a fada ajuizada... A rainha das fadas foi a Professora Isaura, mas mais importante era o Génio da floresta...
O 4º A levou a reunião a sério! Fizeram muitas propostas... A sentença não teve recurso: a fada desastrada poderia fazer uma travessura por dia!
O Génio operou o feitiço com eficácia...
Todos os traquinas do 4º A saíram satisfeitos... :-)


Sem comentários: