sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"A meias", com um 1º ano...

Começo por referir que a minha atividade de Mediadora de Leitura voluntária, apesar de ter já abarcado desde meninos do Pré-Escolar a adultos, tem sido sobretudo dirigida a "maiores de 8", com quem me sinto mais confortável na partilha de livros e leituras, em virtude da minha longa experiência profissional, toda ela com alunos de 2º e 3º Ciclos.
Acontece que aceitei de bom grado um convite para ir esta semana a um 1º ano. 
A preparação, sabia eu, seria lenta e indecisa...
Que história(s)? Contos tradicionais recontados por António Torrado, Alice Vieira?... A persistência de Amélia quer um cão... ou de Jaime e as bolotas...? Uma versão masculina do Capuchinho Vermelho: Pela floresta, de Anthony Browne?... Ou antes poesias brincalhonas? Voltas e mais voltas à cabeça e às estantes da casa...
Na antevéspera, num escaparate, dou de caras com uns livrinhos de uma autora que eu desconhecia, Lara Xavier, ilustrados por Sofia Bártolo. Li logo ali. Novas possibilidades se abriam. A apresentação de Marta  (uma menina que gostava de ganchinhos e meias altas...) e do seu amigo Vasco (que com fértil imaginação se defendeu de um assustador dragão...) bem como a inclusão de uma lista de palavras relacionadas com a história, no final de cada livro, despertaram-me ideias!
Claro que não me esqueci que eles ainda pouco sabem ler (uma vez bastou-me!...).
Estava (quase) decidido!
Quando cheguei à biblioteca, esperavam-me 26 meninos, aconchegados na área de um tapete, como um novelo colorido e macio, carente de mimo... Nos rostos desdentados, estampava-se a curiosidade...
Lemos a meias (com entusiasmo!) algumas palavras, ouviram ler, conversámos pelo meio, recontaram as histórias ouvidas, à medida que íamos relendo as palavras da lista e iam revendo as ilustrações... 
Também eles fizeram por fim a sua apresentação, referindo o que apreciam: gostam de jogar, de brincar com o pai, com os irmãos, com o cão..., de andar de bicicleta, praticar desporto..., etc, etc... Uma menina finalizou com chave de ouro: "Gosto de flores".
Saímos exultantes (todos)... 
E eu tive finalmente a certeza que a sessão não poderia ter sido diferente! ;-)
Bibliografia: XAVIER, Lara, Eu sou a Marta, Book.It
XAVIER, Lara, Marta e o aparelho do VascoBook.It




Sem comentários: