Referir-me a um projecto que idealizei, verbalizei, a que dei forma gráfica, que submeti à aprovação de um Conselho de Docentes e que finalmente iniciei. Ontem, dia 17 de Novembro.
Ler e contar histórias, animar e mediar a leitura, promover leitura autónoma - eis os meus objectivos.
Este 1º projecto é o “Ler a meias…”
O público, crianças do 1º Ciclo. O local, uma biblioteca escolar… O lucro, a felicidade de o poder realizar. Esperando que a semente dê fruto...
Natal foi o tema de abertura. Luisa Ducla Soares e o seu “Natal no Hipermercado”, deram o mote para uma breve leitura de catálogos do «Toys ´R Us», observação de postais ilustrados, chegados pelo correio, daqui e dacolá, cartões de Natal, cartas ao Pai Natal…
Entretanto a história foi-se desenrolando, sem perder o ritmo, suscitando o entusiasmo de todos e de cada um… Bastava ver os olhos das crianças atentas, ouvir os seus risos, as suas exclamações... (Idêntica reacção numa e noutra turma de 3º ano.)
Uma 1ª sessão que contrariou as dúvidas de alguns professores, receosos da perda de tempo que tal actividade poderia constituir para o cumprimento do programa!… Mas que vingou, graças ao entusiasmo e confiança de outros.
Uma sessão que me anima a prosseguir. (Nunca duvidei!)
Um momento mágico que me faz sentir feliz pela opção deste novo projecto de vida…
5 comentários:
Cá estou eu a dizer: presente!
Força para este novo (o nem tanto) projecto direccionado para as crianças, o público alvo mais importante nas aprendizagens, na minha opinião e na de muitos nós.
Lurdes
Da forma como tu te entregas ao que fazes e com a alegria que transmites esse projecto só pode ser um sucesso.
Parabéns, amiga!Força!
Estou feliz por ti.
Leonor
A experiência ajuda!
O sonho comanda a vida!
Estaria tudo dito. Mas, não pode ser ponto final. Porque a foto mostra alunos deliciados, interessados, a fotografia não engana. O importante, o interesse e magia que transmitiu aos jovens.
Que usufrua de um lucro imenso, que as crianças transpirem de imaginação, que voem num tapete feito de livros, de emoção e imaginação.
A juventude e o sonho partilham o mesmo tapete voador dos jovens, o da felicidade. A felicidade é o sonho, um projecto.
Parabéns professora!
Manuela!
Parabéns por este belíssimo projecto!
Beijinhos.
Enviar um comentário