quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ler a meias..., na Horsforth Library!

Quando se vive no estrangeiro, não raras vezes nascem filhos que vivem longe do país de um ou de ambos os progenitores.
Há, felizmente, famílias que pugnam pela preservação dessa sua língua materna e/ou paterna e que, para isso, comunicam com os meninos na sua língua natal. Consoante o grau de literacia e contexto social dos pais, e as oportunidades criadas no país onde se encontram, há quem vá mais longe e desenvolva com as suas crianças atividades em torno do livro e das histórias, em encontros regulares. Fazê-lo numa biblioteca pública, onde todos se reúnem, é ideia brilhante da Sofia Martinho e da Débora Medina Jerónimo.
Assim cresceu um grupo de pais/ mães portugueses no Reino Unido. E eu, de passagem pela cidade de Leeds, tive a possibilidade de cooperar num sábado de leitura em português: Ler a meias... na Biblioteca de Horsforth. Numa salinha para onde se levam tapete, almofadas, um saco de livros...
O mundo é pequeno, aconteceu assim.
Foi, pois, uma pequena sessão para um público de idades variadas, desde bebés até aos 8 anos, e seus pais.
Arranjei (um tanto à pressa) um livro ilustrado inglês que recontei em português. Peguei ainda nos livros artesanais de Cláudia Sousa, as "Pequenas coisas" (das suas "Coisas de ler") que animaram adultos e se tornaram muito bem-vindos, entre mãos pequeninas.
Brincadeiras com dedos e uma lengalenga iniciaram e finalizaram a sessão.
Meninos interessados. Pais felizes.
A conclusão das mães organizadoras não me poderia deixar mais satisfeita...: "Era disto que precisávamos: uma contadora de histórias!"
(A 2a - e última - sessão vem a caminho.)


Bibliografia:
Cláudia Sousa, Muito pequenina, Flores de livro
Cláudia Sousa, Muito grande, Flores de livro
Cláudia Sousa, Muito pequenina e Muito grande, Flores de livro
Ian Whybrow/David Melling, Jump in!, Hodder Children's Books



Sem comentários: