segunda-feira, 1 de junho de 2015

No Dia da Criança, leituras nos Caranguejais...

Foi assim, nos Caranguejais: uma turma de 3º ano de manhã e outra à tarde.
Umas leituras iguais; outras diferentes.
No 3º A, observámos as coisas fantásticas que se aprendem no dia-a-dia, lendo Quando eu nasci;
seguiu-se o livro pop-up Drôle d'oiseau;
depois a poesia: Era uma vez um menino;
por fim, o álbum O meu avô.
Com a ajuda da professora bibliotecária Margarida Pinho, ainda nos deliciámos com o book trailer do livro, no qual as ilustrações ganharam vida!
Recebi uma linda flor que os meninos me ofereceram.
E chegou a hora do adeus!...


No 3º B, começámos pelas novidades: estão a decorrer o Festival Sementes e a 85ª Feira do Livro de Lisboa.
Saltámos para as leituras:
Era uma vez um menino... que vai crescendo e se parece com eles...;
Estava a pensar... (e muitas parecenças encontraram também!);
dois contos do livro Era uma vez eu (e, uma vez mais, descobriram semelhanças!): O meu nome é muitos nomes  Ponto de interrogação.
Nos últimos minutos, ainda lemos O meu avô.
O conto Ponto de interrogação semeou ideias para a turma fazer, para o ano, um livro pop-upporquêsar...
- Porque é que envelhecemos em vez de rejuvenescermos? - sugeriu um menino.
(Bom começo, não acham?... Obrigada pela ideia, José Fanha!)
Por fim, beijinhos... sorrisos... agradecimentos... corridas para o recreio.
-Boas férias!
(Já cheira a verão! Está quase!)


Bibliografia:
Brincar também é poesia, Plátano Editora;
Catarina Sobral, O meu avô, Orfeu Mini
Isabel Minhós Martins/Madalena Matoso, Quando eu nasci, Planeta Tangerina;
José Fanha/Rui Ricardo, Era uma vez eu, booksmile, 20|20 editora
Philippe Ug, Drôle d' oiseau, Les Grandes Personnes;
Sandol Stoddard/Ivan Chermayeff, Estava a pensar..., bruaá editora



Sem comentários: