quarta-feira, 11 de março de 2015

«O nosso bairro num segundo»... ( II )

Hoje foi a vez de Ler e escrever a meias com os 4ºs anos, no Pragal, onde decorre a Semana da Leitura.
O 4º A começou por apresentar orgulhosamente os seus bonecos-personagens, já prontinhos e expostos na chaminé da sua sala.
Daí até os meninos imaginarem o que cada um deles estaria a fazer e sentir, lá no bairro, num determinado momento, foi um passo de gigante!
Entre eles, havia um homem pré-histórico, o nosso rei Dom Afonso Henriques, bem como meninos do nosso tempo... (E não era Carnaval, não eram máscaras, eram os próprios!) Portanto, a máquina do tempo acelerou ao máximo, recuou e avançou, e tudo se passou por ali, em tempos bem distantes uns dos outros e... no mesmo instante!
Enfim, leu-se, escreveu-se, ilustrou-se... e a verdade é que o nosso "livro" ficou feito, antes de dizermos adeus!

4º B ouviu ler O mundo num segundo e acompanhou o desenrolar das cenas situando-as no mapa mundi...
Nesta turma não se tinham feito bonecos de arame, o que, para o caso, não importou nada!
Tiveram à disposição quatro bonecos-personagens (o Daniel, a Carolina, o Afonso e a Manuela) e imaginaram coletivamente uma história com estes protagonistas.
Ou seja, O nosso bairro num segundo teve a participação empenhada de todos! A professora Mafalda Rodrigues registou tudo... Assim, o trabalho do 4º B irá também constar do nosso "livro".
A sessão acabou muito animadamente com o jogo do Encontro, como estava prometido.
Uma curiosidade: quando o Rio Iriri se cruzou finalmente com o Rio Tejo e se deu o encontro, sabem que lugar escolheram eles para ir viver? A Amazónia!!!
A esta hora, estão todos a aprender a pescar e a amanhar o tucunaré, a fugir do crocodilo e da onça-pintada, a procurar ovos de tracajá e a divertir-se no meio da floresta, com o corpo desenhado e a testa rapada para receber a luz da Lua...
- Boas férias!!!


Sem comentários: