terça-feira, 7 de maio de 2013

A fazer exame...

A esta hora, estão a fazer exame os alunos de 4º ano. (Os meus meninos...)
"Em nome do progresso no seu processo de ensino-aprendizagem e da transparência", clarifica o Sr. Secretário de Estado da Educação.
Permito-me duvidar.
Lá foram eles todos em romaria até à sede de Agrupamento, onde muitos nunca estiveram, levando o seu Cartão de Cidadão, esferográfica preta, forçados ao ritual de assinar uma declaração por sua honra... e fazer uma prova nacional, diante de desconhecidos. 
Igualdade, aparentemente. Contudo, restam muitas diferenças. Basta comparar os Agrupamentos em que as escolas ficam próximas e os professores trataram de lá os levar previamente... e os outros que distam quilómetros e em que isso não foi possível... O rosto fechado ou amistoso de quem se encontra a vigiar... (Quanto à igualdade, estamos conversados.)
A sociedade apaude. Exames? Com certeza! No nosso tempo faziam-se exames, os professores assim são obrigados a trabalhar mais...
Permito-me discordar.
Primeiro: as crianças bem poderiam ter permanecido na sua escola. (Desconfiamos de alguém?)
Vou mais longe: há uma lógica de preparação para exames que interfere na gestão do programa e na planificação de aulas, sem trazer melhorias ao processo de ensino-aprendizagem.
Queremos meninos que saibam debitar nomes, datas, e papagueiem tudo de cor...? Vivam os exames!
Queremos treinar paralelamente outras competências: aprender a pesquisar, a apresentar trabalhos, a auto-avaliar-se, a ser responsável...? Atender ao progresso individual de cada aluno...? Então a via é outra! (Acreditem que dá mais trabalho ensinar assim...) Viva a avaliação contínua! 
Daqui a pouco, naturalmente, os alunos estarão a sair das salas, contentes e despreocupados. Reabre a escola-sede para quem, entretanto, ficou sem aulas. Tudo volta ao normal, até à próxima 6ª feira (quando tudo se repetirá, já mais rotineiramente).
Entretanto, foram gastos €600.000,00. Sim, seiscentos mil euros. (Não foi para pagar aos professores vigilantes, aos corretores das provas... Não!) 
Tudo para quê, afinal?

Imagem: da Net.



2 comentários:

Anónimo disse...

A análise feita está certa. O ensino não melhorará com esses exames... Regressamos aos "tempos antigos". Ao meu tempo a bem dizer.
É desmotivante. Assim, eu penso...

Um beijo da Josefina

Manuela Caeiro disse...

Pois..., estamos de acordo...
Eu também vejo esse tal regresso... que mais me parece um grave retrocesso...