quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Uma a uma, chegámos às vinte e uma, a ler a meias...

Hoje, de novo na escola Feliciano Oleiro, o tema voltou a ser o Natal.
Partimos dos mesmos símbolos, dos mesmos postais e livros, andámos à volta das mesmas conversas, também com turmas de 4º ano... e, como sempre, fizemos sessões diferentes!
Todos estes alunos escutaram a lenda de S. Nicolau. Não podia faltar, logo hoje que é o seu dia! No 4º A, recontei ainda a lenda da Befana. E lemos mais uma história.
O 4º A escolheu O cavalinho de pau do Menino Jesus.
O 4º B também... (Tinha de ser pequenina!...)
Curioso foi que ambas as turmas gostaram tanto que bateram palmas, no fim! Palmas para Manuel António Pina. 
No 4ºB o tempo passou a correr porque começámos a sessão com poesia brasileira: Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. Eles gostaram tanto! E, deste modo, eu paguei uma "dívida"...
A propósito, evocámos gente ligada às artes que nos deixa a sua obra para sempre. Homenageámos Oscar Niemeyer e Joaquim Benite.
Manuela Caeiro com 4º A
Manuela Caeiro com 4º B
Fim do 1º período: tempo de avaliação.
- Que nota me dão? - perguntei eu ao 4º B.
- 10!... De 1 a 10, 10! - responderam.
- E se for de 1 a 100? - arrisquei.
- 100!
- E de 1 ao infinito... - sentenciou um menino - INFINITO!
Com esta nota infinita, comprometo-me a voltar. Prometido!
Só não poderei atender à crítica do 4º A: ir mais vezes... Estes acham que uma vez por mês é muito pouco!
Pois..., mas eu fiz 21 sessões este período, em 4 escolas... e ainda irei a muito mais bibliotecas, a partir de janeiro.
Compreenderam...
Chegou, por fim, a hora de nos despedirmos, alegremente: 
- Bom Natal, festas felizes, ótimas férias!... 
Até 10 de janeiro de 2013! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Até 9 e 10 de Janeiro do novo ano tens que descansar para retomares o novo periodo com alunos e bibliotecas.
Apreciei as tuas "histórias" e fiquei confusa por o S. Nicolau distribuir presentes no dia 6. Estava mal informada.
Bom Natal e 2013 cheio de trabalho com as turmas ótimas que tens.
Beijos Josefina

Manuela Caeiro disse...

Olá, Tia Josefina! Fico contente por te despertar a curiosidade!... Eu também pesquiso e aprendo muito, para me preparar para estas sessões. Tempo para descansar não abunda... No entanto, já ando a pensar nas próximas!...
Obrigada pela visita!