Já se sabe que, de turma para turma, a interação com os meninos é diversa, a gestão do tempo altera-se, a Mediadora acrescenta uma coisa aqui e tira outra acolá... Mas houve ainda mais novidades!
Na 5ª feira, não havia máquina fotográfica! Oh!!!???...
Na 6ª feira, chovia tanto que "a biblioteca" foi ter com os meninos à sua sala de aula! Isto trouxe novas possibilidades: eles tinham lá os seus cadernos e cada um leu uma poesia da sua autoria. Que bonitas!
De resto, nada de grandes alterações. Lemos muitos poemas que saltaram ora dos livros ora dos bolsos: brincadeiras com letras, palavras, sinais de pontuação, números, formas, sons, ritmos, humor... e muitos sentimentos pelo meio!
Poesia popular e muitos poetas portugueses: Alexandre O'Neill, José Fanha, José Vaz, Luísa Ducla Soares, Matilde Rosa Araújo, Teresa Guedes, Saúl Dias... e ainda, na última turma, Maria Rosa Colaço.
Encerrámos a sessão com o poema Todos os dias, de Saúl Dias, pela voz de José Fanha, e terminámos prolongando coletivamente esse mesmo poema.
TODOS OS DIAS..., o que acontece?
Realmente, cada um de nós é mais feliz com a poesia de cada dia!
Não achas?
Antologias utilizadas:
- Alice Vieira, Eu bem vi nascer o sol, Círculo de leitores, 1994
- José Fanha, Poemas para um dia feliz, Gailivro, 2007
- Sophia de Mello Breyner Andresen, Primeiro livro de poesia, Caminho, 1991
- Susana Ralha, A casa do silêncio, Bando dos Gambozinos, 25 anos, «Tantas maneiras de ver e viver», Edições Afrontamento, 2000
- José Fanha, Cantigas e cantigos, Terramar, 2004
- Luísa Ducla Soares, A gata Tareca e outros poemas levados da breca, Teorema, 1990
- Luísa Ducla Soares, Poemas da mentira e da verdade, Livros Horizonte, 5ª ed., 2010
- Matilde Rosa Araújo, Segredos e brinquedos, Caminho, 1999
- Teresa Guedes, Real... mente, Caminho, 2005
2 comentários:
Podem criar um clube dos pequenos poetas!
Lindas frases
Parabéns,
Joaquim
Realmente, formariam um belíssimo "clube de poetas vivos"... Mas a Mediadora de Leitura contenta-se em dar a conhecer, ler, ajudar a imaginar, a compreender... e a amar...
Enviar um comentário