sábado, 2 de junho de 2012

Ler a meias... entre crianças...

De novo, uma ida a Casal de Bolinhos. Desta vez, festejando o "Dia da criança".
Com o 1º ano, começámos por A Cegonha, de Luísa Ducla Soares (do livro Arca de Noé):  
Olha a cegonha
na chaminé
Dizem que trouxe
o meu bebé. (...)
E da barriga
da minha mãe
veio o bebé
que a gente tem.
Puseram-se "os pontos nos is". Os meninos não sabiam... que dantes se dizia às crianças que os bebés vinham de Paris, trazidos no bico de uma cegonha! Novidade!... 
A seguir, havia dois livros à escolha. Decidir pelo título não foi fácil, foi mesmo difícil!!!...   Pronto, lemos Quando eu nasci, de Isabel Minhós Martins.  E os meninos divertiram-se a valer enquanto foram seguindo as descobertas que os bebés fazem, com os seus cinco sentidos, à medida que crescem... Apreenderam a mensagem final: 
Todos os dias descubro sempre mais um bocadinho. E isso é a coisa mais fantástica que há.
Queriam mais!!! 
Então, espreitámos A família dos macacos, de Rita Taborda Duarte. Lemos só as primeiras páginas... E o que irá agora acontecer? - perguntei. 
A imaginação foi fértil, as resoluções severas... (Tenho de lhes ler o resto, da próxima vez. Prometido!)
Tinham uma prendinha para me dar à despedida: um marcador. Os meninos são sensíveis aos papelitos com que assinalo as páginas... e o André frisou:
- Agora já não precisas de usar esses papéis... 
- Sim!..
Fizeram questão que eu visse as suas assinaturas no marcador. Muito bonito!
Saíram sem pressa, mas tinha de ser! 

Era a vez do 2º ano.

Também estes meninos, mal chegaram, me deram um marcador, assinado por todos... 
- Faz-me falta! Obrigada! Gostei muito!... - E logo li os seus nomes, um a um. Estavam felizes e orgulhosos.

- Vamos ler A princesa baixinha? - perguntaram logo em seguida.
- Sim! (Nem se esqueceram eles nem eu...)
Começámos imediatamente.
Imaginem uma Princesa pequenina que, com conhecimento da Rainha Avó, parte por esse mundo fora, atravessa desertos, montanhas e bosques e faz grandes feitos! A quem todos aplaudem: Viva a princesa! Grande princesa!...

Foi diversão e encantamento.
Para mais, a seguir, com a minha ajuda, os meninos improvisaram um teatro, com fantoches de dedo... Começaram a medo, envergonhados... e acabaram com grande à vontade, extravasando a alegria e entusiasmo que a sessão lhes despertou.
Que prazer trabalhar com estes meninos e com as suas professoras!
...Obrigada!...
Até breve!


Poderão visitar o blogue de Casal de Bolinhos


Sem comentários: