Há dias, voltei ao Agrupamento Conceição e Silva. Desta vez, fui acolhida de braços abertos na "Cova da Piedade 1", a conhecida "Escola da Fundação".
Nuvens cinzentas, vento forte e muita chuva caracterizavam aquele dia de novembro. À última da hora, mudei a planificação e transformei estes elementos da natureza nas personagens principais das três sessões do dia.
A poesia de Eugénio de Andrade: Aquela nuvem e outras...
O tom alegre e divertido das Cantigas e cantigos, de José Fanha: Viva o Vê!...
Um breve conto de António Torrado: A nuvem e o caracol...
Pelo meio, não faltaram conversas sobre a importância da água e do sol, fontes de vida..., sobre alimentação... E até aprendi com o 3ºC que a água preenche agora o centro da recuperada "Roda dos alimentos".
Excertos de Um livro para todos os dias, de Isabel Minhós Martins, animaram o 3ºA e o 3ºB.
O 3ºC, onde o tempo "esticou", teve direito de escolher entre este e outros livros: votaram na história O rapaz que tinha medo, de Mathilde Stein, e não se arrependeram!...
Contaram o que também eles fizeram, no ano passado, para aprisionar os seus medos, mas confessaram que há uns novos, à solta... (Por esta altura, já a professora Rosário os deve ter ajudado, pela certa...)
Retirei de A gata Tareca e outros poemas levados da breca, de Luísa Ducla Soares, o poema para a minha despedida, em todas as turmas: Encontro.
"Marquei encontro com o sol esta manhã/(...)/Não vou faltar ao encontro/Até amanhã."
Uma despedida alegre e esperançada de meninos satisfeitos.
Despedidas de uma mediadora feliz...
Notícia no blogue "Biblioteca & Companhia"
Sem comentários:
Enviar um comentário